A atividade física é essencial para a manutenção e melhoria da saúde e na prevenção de enfermidades, para todas as pessoas em qualquer idade. A atividade física contribui para a longevidade e melhora sua qualidade de vida, através dos benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais.
Nesse contexto, a prática regular de atividade física destaca-se como uma medida interessante em programas de saúde coletiva, devido à sua forte relação com a prevenção de DCNT e à diminuição de suas complicações, além da melhoria da qualidade de vida através dos diversos benefícios à saúde ocasionados pela adoção de ...
O papel do Educador Físico não se resume somente a prescrição dos exercícios, este profissional também irá trabalhar com a quebra de paradigmas a respeito do benefício da prática da atividade física, trabalhará fatores motivacionais, inclusão social, cultura e educação com relação aos esportes e principalmente, tentar ...
Existem evidências de que atividade física atua na melhoria da autoestima, do autoconceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminui- ção do estresse e da ansiedade. A adoção de comportamentos saudáveis é o principal caminho para otimização da saúde mental.
Poderá atuar avaliando o estado funcional e morfológico dos sujeitos acompanhados, estratificando e diagnosticando fatores de risco à saúde; prescrevendo, orientando e acompanhando atividades físicas, tanto para as pessoas ditas “saudáveis”, objetivando a prevenção e a promoção da saúde, como para grupos portadores de ...
39 curiosidades que você vai gostar
A intervenção do profissional de Educação Física nesta área é a escolar, Ensino Médio e Ensino Superior, no planejamento, implantação e avaliação de programas do componente curricular Educação Física.
O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento ...
Já o exercício físico, além de trazer todos os benefícios que a atividade física também traz, é eficaz para manter o controle do peso, a redução dos sintomas depressivos e para melhorar a qualidade do sono e a preservação da cognição, além de também ajudar no tratamento e controle de diversas doenças crônicas.
A atividade física faz parte do dia a dia e traz diversos benefícios, como o controle do peso e a melhora da qualidade de vida, do humor, da disposição, da interação com as outras pessoas e com o ambiente.
A importância da atividade física para a saúde está diretamente relacionada à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional.
Poderá avaliar o estado funcional e morfológico dos sujeitos acompanhados, estratificar e diagnosticar fatores de risco à saúde; intervir nos fatores de risco; prescrever, orientar e acompanhar atividades físicas, com objetivo a prevenção e a promoção da saúde, inclusive para grupos portadores de doenças e agravos, ...
Além de ter o direito de intervenção dirigido a indivíduos ou grupos alvo de diferentes condições corporais e com necessidades de atendimentos especiais, com o uso de diagnóstico próprio e definição de procedimentos adequados para ministrar, orientar e planejar ações que visem a melhorar a saúde e a qualidade de vida ...
Cabe a esse profissional orientar sessões de alongamento e exercícios periódicos com o objetivo de promover a saúde e prevenir a ocorrência de casos de Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
É clara a importância deste profissional no âmbito dos serviços de saúde visto que ele pode contribuir na elaboração e desenvolvimento de programas e atividades para a promoção de estilo de vida saudável, atuando na saúde preventiva, uma das maiores propostas do SUS, ajudando até mesmo na economia dos cofres públicos, ...
Estudos comprovam que a prática regular de atividades físicas e a adoção de um estilo de vida ativo são fundamentais para a prevenção primária e tratamento de inúmeras doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as relacionadas às doenças cardiovasculares e o câncer.
As atividades físicas proporcionam diversos benefícios para seus praticantes. Conscientização e aumento da autoestima, melhora do sistema imunológico, redução da ansiedade e da depressão, restabelecimento da qualidade do sono e redução do risco de morte e de doenças provocadas pelo sedentarismo são alguns deles.
Lazer e Recreação
Profissionais de Educação Física também podem atuar nas áreas de recreação e lazer de hotéis, resorts e cruzeiros. Quem atua nessa área é responsável tanto por executar as atividades quanto por planejá-las.
Além de buscar capacitação, o educador físico deve conhecer bem as tendências e as novas tecnologias que surgem no mercado. Nesse caso, não estamos falando apenas de informações técnicas a respeito de cada esporte, mas sim da forma como o mercado se comporta em relação aos serviços e às ferramentas de trabalho.
“De um modo geral, os profissionais de educação física que atuam dentro dos ambientes hospitalares e clínicos vão trabalhar principalmente com reabilitação e recuperação da saúde cardíaca, como em pacientes submetidos a revascularizações, pontes de safena e colocação de estentes.
Esse profissional é promotor da saúde e da qualidade de vida para a sociedade. Com todo o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física, ao promover a saúde através da prática de atividades físicas, ele proporciona, automaticamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Para crianças e adolescentes, um maior nível de atividade física contribui na melhora do perfil lipídico e metabólico e reduz a incidência de obesidade. Criar esta consciência desde cedo entre os jovens significa estabelecer uma base sólida para reduzir os índices de sedentarismo entre adultos.
A prática de exercício físico desenvolve no escolar autoconfiança, autoestima, autoconhecimento e anseio contínuo de se cuidar, de se respeitar, cooperar e expressar suas capacidades físicas e motoras, tornando-se um articulador da saúde e do bem estar, auxiliando o professor de Educação Física na aplicação de suas ...
Estudos experimentais sugerem que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças degenerativas como as enfermidades cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, enfermidades respiratórias, dentre outras.
Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes.
O profissional de educação física é capacitado para intervir através da prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio da educação, oferecimento de eventos, lazer e esportes, desempenhando deste modo, atividades muito importantes no âmbito da saúde coletiva. Conforme Mendes et al.
Tem como mudar a cor da aréola do peito?
Como remover notificações Microsoft Edge?
Como tirar o link do Grupo do WhatsApp?
Como apagar todos os dados do roteador?
Como nivelar um móvel de madeira?
Como desativar o Firefox do celular?
Como fazer para alinhar os ombros?
Como é o nascimento das tartarugas?
Como tirar o plano de fundo de uma imagem no Photoshop?
Como remover compilação 7601 pelo CMD?
Como desativar o bloqueio de tela do notebook?
Como nivelar o piso de cerâmica?
Como apagar o registro do Corel no Windows?
Porque o forno assa mais de um lado que o outro?
Como tirar o Utilizavel da memória RAM?