Arqueologia é a ciência que estuda vestígios materiais da presença humana, sejam estes vestígios antigos ou recentes, com o objetivo de compreender os mais diversos aspectos da humanidade.
As investigações arqueológicas têm por objetivo principal fornecer subsídios materiais, com datação temporal precisa, para a reconstrução do passado humano. Por isso essa ciência é tão importante para outras disciplinas, como a história e a antropologia.
A arqueologia é atualmente conceituada de maneira ampla, como sendo a produção do conhecimento sobre o passado humano a partir da pesquisa dos vestígios materiais da cultura de todas as sociedades e de todas as épocas. E é ela que pode garantir um futuro ao nosso passado, ou seja, à humanidade dos homens no tempo.
A Arqueologia, portanto, é uma das disciplinas científicas que estudam as relações entre cultura material e sociedades estabelecidas na longa duração. A vertente da Arqueologia que trata do estudo das sociedades no contexto da presença da escrita e/ou documentação define-se como “Histórica”.
O arqueólogo é o profissional responsável por encontrar, identificar e analisar objetos do passado. A partir da sua investigação, ele pode analisar e entender a evolução e transformação do homem e da sociedade ao longo da história.
29 curiosidades que você vai gostar
Artefacto ou artefato, em arqueologia, é qualquer objeto feito ou modificado por um humano numa cultura arqueológica, que dê evidência da atividade e da vida do Homem. Muitas vezes, tais artefatos foram recuperados mais tarde por esforços de alguns arqueólogos.
A arqueologia é uma área científica que se preocupa em compreender o passado das sociedades humanas por meio de registros e evidências antigas. ... Eles são considerados áreas de patrimônio onde é possível obter uma larga quantidade de informações acerca de práticas, valores e estruturas das sociedades antigas.
A arqueologia histórica desenvolveu‑se tardiamente no Brasil. A disciplina começou, assim como nos EUA, com um culto às elites, mas logo os estudos arqueológicos foram dirigidos para as missões jesuítas no sul do Brasil, buscando descobrir como os índios guaranis e os padres missionários conviviam.
Uma parcela importante da arqueologia praticada no Brasil, é antes de mais nada, uma arqueologia indígena, no sentido de estudar, em seus mais diversos aspectos, os processos de continuidade e mudança das sociedades nativas, classificadas com termos como “pré-históricas” ou “pré-coloniais”.
Como passar as fotos do LG K10 para o PC?
Como Passar voz passiva para voz ativa em inglês?
Como passar do índio no crash?
Como desbloquear linha vivo após pagamento?
O que fazer quando a impressora Epson l3150 não quer imprimir?
O que fazer se o CA está vencido?
Como calcular o preço de venda à vista?
Como saber o posicionamento de uma marca?
Como calcular o preço de um litro?
Como limpar a cozinha mais rápido?
Qual é o pH da água da torneira?
Como descobrir o número do processo de inventário?
Como definir o posicionamento de uma marca?
Como saber minha agência e conta Caixa tem?
Onde se encontra a pedra filosofal?
O que é o pH do cabelo o que significa?
O que fazer para escrever uma tese?