Existem dois Orixás responsáveis pelo Odu Obará, eles são Oxóssi e Xangô.
Portanto, Odu 9 Osá Meji também possui um orixá regente e que traz algumas de suas características. O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.
Esse símbolo é a representação de duas nádegas, ou ainda, o órgão sexual feminino, proveniente de Osá Meji. No caso, Oki Meji, que é o Odu 7, fala de maneira geral sobre as mulheres.
Acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida. O trabalho árduo trará, ao homem afortunado em sua escolha, excelentes resultados, já que nada é necessário despender para reparar a própria cabeça.
Oxê é o 5º Odu do oráculo de Ifá. Em termos de representação no merindilogun, ele conta com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Dessa forma, corresponde a Oxum, Iyami e Iemanjá.
44 curiosidades que você vai gostar
Ôxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanja e Iyami.
NÚMERO 5 – OXÉ
Regido por Oxum e Logun Edê, OXÉ Odu a torna sensível e atenta.
Como saber seu orixá pela data de nascimento? Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana.
Odi é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com sete conchas abertas pela natureza e nove fechadas. Nesta caída responde Exu, Ogum, Obá, Oiá. Significa perigo iminente. O Babalorixá tem que levantar-se do jogo e despachar a porta da casa com água sagrada.
O litúrgico é mais simples, saudar Ori todos os dias, passar as mãos na cabeça com delicadeza ao acordar, reconhecer Ori como a parte de Eledunmare em cada um de nós, cantar um belo orin de coração, ser positivo, ser grato, reconhecer Ori como seu Eledá e finalmente: o Bori.
O ebó nada mais é do que uma limpeza espiritual contendo vários tipos de comida ritual. Como alguns dizem, é uma limpeza da aura de uma pessoa, de uma casa, de um local de comércio. Transfere-se, para os alimentos, a energia maléfica que está na pessoa ou no local, com a ajuda de Exu e dos orixás.
Serve para atrair a prosperidade e liberar os caminhos de vida. No entanto, há diversos locais em que um Ebó pode ser feito, como aos pés de um assentamento de um Orixá ou de algum tipo de Egun ou em um ponto de força espiritual.
Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas. Nesta caída responde Ogum. O consulente tem que ser acolhido imediatamente, pois precisa urgente de uma limpeza de corpo e um bori, devido ao risco de uma grande depressão.
É um odu grandemente ligado ao Orixá cabeça, ao plano mental, e as pessoas desse odu normalmente são pessoas calientes com grande sensibilidade até mesmo para a área da arte, também possuem grande inteligência.
Lá, ela equivaleria ao que Goldman define como “carrego de santo”: as entidades assentadas no terreiro que habitam a cabeça do adepto, podendo manifestar-se durante o transe 8. O santo da pessoa é o senhor desse ori.
Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obis, cinco folhas de acocô, uma cabaça e areia de rio. Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia.
Os filhos de Exu são muito energéticos, brincalhões, é impossível estar perto deles sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário que faz. Muito carismáticos e de coração bom, estão sempre com um sorriso no rosto.
Este Odu representa caminhos perdidos, discórdia, guerra na vida da pessoa, desgraça de modo geral, traição, problemas com drogas. Quando ele está negativo tem que se fazer um ebó com tudo em sete.
Obará é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com seis conchas abertas pela natureza e dez fechadas. Nesta caída responde Oxóssi, Airá e Logunedé. Significa que a pessoa é alegre, generosa, farta e tem o caminho de prosperidade, desde que procure sempre buscar a positividade deste odu.
Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Para saber se uma pessoa tem pomba-gira, a primeira coisa que você precisa investigar é se existe mediunidade de incorporação. A maioria das pessoas não sabe, mas existem vários tipos de mediunidade.
Seus números para sorte: 6 e 15. Yemanjá é a Rainha do mar e mãe de vários Orixás. Rege a harmonia da família. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças brancas, azuis e verde-claras e ofereça-lhe arroz com peixe.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os filhos de Oxum costumam ser mais gordinhos, pois têm tendência a ganhar peso. Costumam lidar bem com a sua aparência, até porque são muito vaidosos, mas precisam se cuidar mais, já que são preguiçosos para fazer dieta e exercício físico. Adoram os prazeres da vida e da comida.
Qual a importância do equilíbrio Orçamentario?
Para que foi criada a Organização Mundial da Saúde?
Quem inventou o bicho no futebol?
Como lavar cortina Wave em casa?
Quando surgiu o conceito de gestão de pessoas?
Quais as competências autocompositivas necessárias na formação do mediador?
Como jogar 2 pessoas no mesmo teclado Brawlhalla?
Qual a origem do casamento na igreja?
Quem produz a vitamina D no corpo?
Como surgiu o atendimento Pré-hospitalar no mundo?