O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.
Conheça sugestões que podem ser trabalhadas com o apoio das famílias e bastante participação ativa dos alunos
Na aula, peça que cada criança fixe seu nome, na coluna que apresentar a inicial do seu nome. Desse modo, o nome "Ana" ficará na coluna da letra "A". Aproveite para discutir com os alunos com que letra cada nome termina. Deixe o cartaz exposto por alguns dias. Depois de trabalhar com os cartazes, é hora de preparar uma atividades com a chamada.
Todos os nomes são colocados no cartaz "casa" e, na hora da chamada, a professora pergunta: "Essa criança ficou em casa ou veio para a escola?". Se está presente, o nome passa para o cartaz "escola". Se não está, permanece no cartaz "casa".
Escreva o nome das crianças em papel branco e recorte. Prepare um cartaz dividido em colunas de acordo com o número de letras dos nomes. Em sala, construa o cartaz com os alunos, fixando os nomes nas colunas de acordo com cada caso. Por exemplo, "Ana" deve ficar na coluna que apresenta o número "3", e assim por diante.
Quem são os filhos de Leandro irmão de Leonardo?
Quais tipos de pena não há no Brasil?
Como era a organização familiar entre os imigrantes japoneses?
Quem pode atender como psicomotricista?
Com que idade paga passagem de avião?
Quais os benefícios do cromo para a saúde?
Qual é o último dia útil do mês de dezembro?
O que é o conceito de modernidade?
Como tirar alginato duro da moldeira?
Qual é o país mais rico da Europa?
Qual o papel que os instrumentos de avaliação tem no processo de aprendizagem?
O que é uma pessoa com imunodeficiência?