Na caixa dos veículos pesados, existe uma alavanca no próprio câmbio. Para baixo, a marcha é reduzida; para cima, você tem a marcha simples. É aconselhável sempre engatar a marcha reduzida primeiro. Funciona como em um carro, pois você vai precisar pisar na embreagem para fazer a marcha.
Para fazer a chamada troca de marcha “no tempo” é preciso deixar a rotação do propulsor dentro de uma estreita faixa em que a rotação dos eixos no interior do câmbio seja a mesma.
Um dos diferenciais do veículo é o câmbio com 16 marchas, que podem ser trocadas de forma manual ou automaticamente.
Primeiramente, você deve tirar o pé do acelerador e deixar que a velocidade diminua. Se for necessário, freie de leve. A velocidade do veículo deve sempre ser compatível com a marcha que você deseja colocar. Atingindo a velocidade ideal, você deve pisar fundo na embreagem e trocar a marcha.
Apesar de cada carro ter um padrão, você pode seguir a seguinte média: para arrancar você não deve esticar demais a primeira marcha. Então, ao chegar aos 20 Km/h você já deve partir para a segunda. Depois, vá até 30 a 35 Km/h, no máximo, para trocar para a terceira marcha, que pode ir somente até 45 ou 50 Km/h.
A maioria das carretas utiliza transmissões manuais com multimarchas. Quando são originais de fábricas, o mais comum é que estes dispositivos mecânicos possuam dez, 13 ou 18 marchas de velocidade. O tipo exato de cada um deles vai depender da preferência do motorista e da espécie de serviço que a carreta irá fazer.
O sistema permite "subir" ou "descer" as marchas, seja através de uma alavanca, giro ou botões (mais detalhes abaixo). Você precisa apenas saber como fazer as marchas subirem e descerem. Quando você sobe uma marcha estando no plano, sem mudar sua velocidade, você imediatamente sente que o pedal ficou mais pesado de girar.
Caso queira ir para a frente, é a primeira marcha que deve ser acionada. Empurre com delicadeza a alavanca do câmbio para a esquerda e para cima. Na hipótese de você ter de manobrar para trás para sair com o carro, deve ser engatada a marcha à ré. A sua posição na caixa de câmbio varia de acordo com o veículo.
A maneira de trocar as marchas, porém, depende do tipo de transmissão da moto: manual ou semiautomática. Familiarize-se com a embreagem, o acelerador e o seletor de marchas. A embreagem fica na frente da manopla da mão esquerda. Ela é responsável por transferir o torque do motor para a transmissão.
Aperte a alavanca da embreagem e solte-a devagar. Gire o acelerador em direção à parte de trás da moto para ir mais rápido. Gire o acelerador em direção à frente da moto para ir mais devagar. Pressione o seletor para colocar a moto na primeira marcha.
Quem aderiu ao PDV têm direito a sacar o FGTS?
Como funciona o seguro obra da Caixa?
Como reparar o Windows 10 pelo Hirens boot?
Como instalar canal na TV Philips Smart 50 polegadas?
Como funciona o Seguro da Oggi?
Como funciona o sistema de rodízio no vôlei?
Como funciona o seguro de vida das empresas?
Qual score é válido Serasa ou Boa Vista?
Como notificar um produto na Anvisa?
O que fazer para a carne de churrasco não ficar seca?
Porque não devo criar expectativas?
O que fazer quando a cerveja choca?