Dispõe sobre o apoio às pessoas com deficiências, sua integração social, assegurando o pleno exercício de seus direitos individuais e sociais.
Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.
Para desenvolver o AEE, é imprescindível que o professor conheça seu aluno e suas parti- cularidades para além da sua condição cognitiva. O trabalho do professor do AEE é ajudar o aluno com deficiência intelectual a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando as su- as especificidades cognitivas.
atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.”.
Segundo os Parâmetros Curriculares para a educação inclusiva (1998), o currículo é construído a partir do projeto pedagógico da escola e deve viabilizar a operacionalização do mesmo, orientando as atividades educativas, as formas de executá-las e definindo as suas finalidades.
Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças com Necessidades Educacionais Especiais.
Mas antes de começar a falar em como trabalhar com alunos com deficiência intelectual, fazer a adaptação de atividades, criar atividades lúdicas para deficientes intelectuais e elaborar planos de aulas adaptados, vamos rever o conceito de deficiência intelectual, através de uma perspectiva médica.
Em geral, a deficiência intelectual traz mais dificuldades para que a criança interprete conteúdos abstratos. Isso exige estratégias diferenciadas por parte do professor, que diversifica os modos de exposição nas aulas, relacionando os conteúdos curriculares a situações do cotidiano, e mostra exemplos concretos para ilustrar ideias mais complexas.
No caso dele, o primeiro passo foram os desenhos. Depois, escrevi com ele o nome dos personagens e palavras-chave", relata ela. A falta de compreensão da função da escrita como representação da linguagem é outra característica comum em quem tem deficiência intelectual.
ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM O DEFICIENTE INTELECTUAL Monografia aprovada como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista do Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar – UAB/UnB.
O que fazer quando fone Bluetooth não conecta?
Quais os tipos de transporte no Brasil?
Quantos tempo o pátio pode cobrar?
Como é a qualidade de vida na França?
Qual o nome de todas as princesas da Disney?
Qual o horário para pagar contas pela internet Itaú?
Como verificar se uma variável está vazia em JavaScript?
Como o Brasil venceu a Guerra do Paraguai?
Qual a vida útil de uma estrutura metálica?
Pode usar pomada cicatrizante no piercing?