As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).
O que são Boas Práticas? São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Na indústria de alimentos, em particular, as BPF são cruciais, já que os riscos de contaminação precisam ser reduzidos ao máximo para evitar prejuízos financeiros e o comprometimento da saúde e do bem-estar de toda a sociedade. Para a eficiência do setor produtivo, portanto, é fundamental adequar-se às regras.
Garantia de qualidade na produção
A BPF, ou Boas Práticas de Fabricação, é um conjunto de medidas adotadas pelas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e zelar pela saúde do consumidor.
O principal objetivo do BPF é garantir uma produção de excelência, tanto para a empresa como para seu consumidor, otimizando gastos e reduzindo prejuízos através de reduções de falhas da cadeia produtiva.
25 curiosidades que você vai gostar
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) representam uma importante ferramenta da qualidade para o alcance de níveis adequados de segurança dos alimentos. Sua adoção é um requisito da legislação vigente e faz parte dos programas de garantia da qualidade do produto final.
O conceito de Boas Práticas
O CLP entende que Boas Práticas, dentro do conceito de políticas públicas, são atividades governamentais que devem necessariamente gerar resultados e alto impacto. Assim, elas devem ser replicáveis, consistentes, adaptáveis e com a facilidade de utilizar novos recursos e metodologias.
As boas práticas na manipulação de alimentos são de grande importância, pois com as normas podemos adequar desde a infra- estrutura do local até a entrega do produto final, tendo em mente sempre a higiene do local e do manipulador, evitando assim conta- minações e reduzindo os riscos de doenças.
"Boas Práticas são aquelas que, visando atingir as Melhores Práticas, estabelecem os requisitos mínimos para a certificação." "Melhores Práticas são formas ideais para executar um processo ou operação.
No caso da indústria alimentícia, por exemplo, o objetivo é assegurar que os alimentos não sejam contaminados. E, assim, proteger a saúde do consumidor.
...
Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?Recebimento de matéria-prima;Armazenagem;Preparação do produto;Manipulação;Embalagem;Transporte e logística.
Procedimento Operacional Padronizado (POP)Higienização das instalações, equipamentos e utensílios;Controle de potabilidade da água;Higiene e saúde dos manipuladores;Manejo dos resíduos;Manutenção preventiva e calibração de equipamentos;Controle integrado de vetores e pragas urbanas;
Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.
As Boas Práticas de Fabricação – BPF são normas que tratam de um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias alimentícias a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos predefinidos.
O Manual de Boas Práticas tem como objetivo descrever os procedimentos adotados pelo setor de alimentação da escola, a fim de atender os requisitos relacionados às Boas Práticas (BP), incluindo os aspectos de higiene e saúde de manipuladores, assim como capacitação dos mesmos, higienização e manutenção das instalações, ...
O objetivo principal das BPFs ou PPRs é assegurar que os requisitos essenciais de higiene sejam cumpridos. Tudo para que o alimento esteja a salvo de contaminações, e dessa forma proteger a saúde do consumidor.
As boas práticas no trabalho são as atitudes que devem ser tomadas para conquistar relações interpessoais de qualidade. Se você atua em cargo de coordenação, sabe o quanto nem sempre é simples pôr essas ações em prática. Afinal, é preciso gerenciar perfis distintos, desejos contraditórios, frustrações etc.
Por esses motivos, o Guia de Boas Práticas tem como foco principal temas ligados ao protagonismo juvenil, revelando ações que priorizam a função social da escola como um centro de produção de conhecimento, socialização e construção de projetos de vida.
As boas práticas de Enfermagem constituem-se pela busca por ações que garantam que os serviços prestados estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos para os fins a que se propõem.
As vantagens das Boas práticas na Manipulação de AlimentosA eliminação das Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;Aproveitamento do máximo de nutrientes presentes no alimento;Garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária;
A higiene do manipulador e de tudo o que entra em contato com o alimento deve ser muito rígida e é de extrema importância para a produção segura e inócua do produto final. A inadequada manipulação é uma das principais fontes de contaminação e isso provavelmente tem relação com a higienização imprópria”.
Boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.
10 Boas Práticas de Programação1 – Identar o código. ... 2 – Nomear variáveis de maneira intuitiva. ... 3 – Evite chamar funções para testes em loops. ... 4 – Evitar condição de negação no IF. ... 5 – Nomear funções da maneira intuitiva. ... 6 – Comentar o código. ... 7 – Padronizar nome das constantes. ... 8 – Utilizar blocos try..
Boas práticas na manipulação de alimentosEliminar Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;Aproveitar ao máximo os nutrientes presentes no alimento;Garantir as condições higiênicas e sanitárias do alimento preparado;Estar de acordo com as regras da legislação sanitária;Garantir a qualidade dos alimentos;
A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico, inclusive os manipulados.
Desde 2009 com a publicação da RDC 44/09, a Anvisa possibilitou que farmácias e drogarias ofereçam Serviços Farmacêuticos, como a aplicação de injetáveis, nebulização, aferição de pressão...
O quê Wallon fala sobre a educação infantil?
Quais as principais características do mundo ocidental?
Quais as melhores marcas de ácido hialurônico?
Quais as consequências que a falta de controle dos riscos podem gerar no ambiente de trabalho?
Quais as melhores duplas sertanejas?
Qual a diferença entre DirectX e OpenGL?
Qual é a matéria prima de doces?
Porque o Cerrado é considerado a caixa d'água do Brasil?
Quais celulares vão rodar Genshin Impact?
Quantas pessoas morreram na guerra do Paraguai?
Quanto ganha um enfermeiro EUA?
O que é a coisa mais importante em um relacionamento?
Qual o líquido mais vendido no mundo?
Como descrever um cargo de atendente?