E o procedimento é fácil: basta colocar as folhas de couve num recipiente grande repleto de água, com as postas de bacalhau, de preferência com a pele, viradas para cima. Após aproximadamente três horas, terá o seu bacalhau demolhado e a couve pode ser cozida, mas sem sal (visto que armazenou o sal do peixe).
Para uma demolha eficaz, coloque o bacalhau às postas num recipiente com água, com a pele virada para cima. Deixe de molho, no frigorífico, durante 24 ou 36 horas, consoante a grossura. Renove a água várias vezes ao dia. Com a demolha, o bacalhau recupera água, e a maioria do sal é removido.
O processo de retirada de sal do bacalhau com leite é feita quando o método anterior (de água quente) não foi suficiente para dessalgar o peixe. Assim como o vídeo de antes, o bacalhau deve ser colocado dentro de uma panela com leite e levado ao fogo. Cuidado para não ferver!
Para uma maior facilidade pode retirar a quantidade de sal, deixando-o de molho, numa panela com água, durante quarenta a oito horas. Vá mudando sempre a água da panela, para que o sal solto seja eliminado. Deixe de um dia para o outro. A farinha de mandioca absorverá o sal, deixando o bacalhau pronto para qualquer prato que pretenda fazer.
Fiz assim: Lavei bem 1 kg de bacalhau, retirando todo excesso de sal. Acomodei numa panela com água até que o cobrisse emais 3 colheres (sopa) de sal. Parece loucura adicionar mais sal ao bacalhau mais salgado. Mas é isso aí… (A explicação ‘química’ está logo abaixo).
Prefira comprar bacalhau salgado seco porque, além de ser mais saboroso, após demolha ganha aproximadamente 30% em volume e rende mais na hora de cozinhar. Dessalgar o bacalhau é um processo necessário para tirar o excesso de sal e hidratar o bacalhau.
É normal o sangue da menstruação vir Claro?
Quais são as capitais de São Paulo?
Quem fundou Roma segundo a lenda?
O que é marketing verde exemplos?
O que é impacto de primeira ordem?
Quais são as vértices de um triângulo?
Qual a quantidade de hipoclorito por litro de água?