Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.
Linguagem que se utiliza de um código para falar dele mesmo
Imagine um filme que explica as melhores formas de como produzir um longa ou curta-metragem. Essa redundância – um filme falando sobre filme – é a função metalinguística, ou seja, o código é o tema da mensagem que é usado para falar sobre ele mesmo.
A função metalinguística está presente nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra, no filme que tem por próprio tema o cinema, no poema que tem por tema o fazer literário, em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código.
A Função Metalinguística está presente no discurso que utiliza o código para explicar o próprio código. O que melhor define e caracteriza essa função é o uso da metalinguagem. Ela pode ser encontrada num vídeo que tenha como tema filmes, uma música ou um poema que fale sobre música ou poema, respectivamente.
A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Ou seja, ela utiliza o próprio código para explicá-lo. ... Quando perguntamos o significado de determinada palavra estamos usando a função metalinguística. Além disso, ela é usada no cinema, nas artes visuais, na literatura, na publicidade, etc.
44 curiosidades que você vai gostar
Assim, o autor utiliza-se de uma função da linguagem conhecida como função metalinguística, que pode ser definida como: A função que dá ênfase ao código, ou seja, quando o objetivo da mensagem é falar sobre a própria linguagem.
Tipos de metalinguagemIncorporada: É uma linguagem integrada a uma linguagem objeto e ocorre formal ou naturalmente.Ordenada: Análoga a uma lógica não comutativa. ... Aninhada ou Hierárquica: Similar a uma metalinguagem ordenada, em que cada nível apresenta maior grau de abstração.
A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas. ... Quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código, ou seja, para a própria linguagem, temos então o que chamamos de função metalinguística.
Numa receita de bolo, o modo de preparação é um exemplo da função conativa, uma vez que induz as pessoas a seguir as instruções que são dadas: "Bata no liquidificador a cenoura junto com o óleo e os ovos. Em seguida, acrescente à farinha e ao açúcar que já tem à parte. Mexa tudo e por fim acrescente o fermento."
A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.
Função Emotiva ou Expressiva
A mensagem é centrada nas opiniões, sentimentos e emoções do emissor, sendo um texto completamente subjetivo e pessoal. A ideia de destaque do locutor dá-se pelo emprego da 1ª pessoa do singular, tanto das formas verbais, quanto dos pronomes.
De acordo com estudos mais recentes de base sociocultural, a atividade metalinguística é uma a mais das atividades de geração de conhecimento sobre o comportamento humano que se orientam a organizar, planejar e avaliar as ações que têm a linguagem como objeto (SCHNEUWLY, 1998: 270) em seus diferentes aspectos: lexicais ...
A função fática é uma das seis funções da linguagem elaboradas pelo linguístico Roman Jakobson (1896-1982). Essa função tem o objetivo de interromper, prolongar ou estabelecer a comunicação. O termo corresponde a rumor ou a ruído.
A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros.
A função conativa, a qual também é chamada de apelativa, é uma das funções da linguagem de acordo com a gramática normativa. A conação apresenta ênfase no receptor da mensagem, ou seja, tem o objetivo de persuadir o destinatário/interlocutor e influenciar o seu comportamento.
Significado de Metalinguístico
adjetivo Relativo à metalinguagem, ao tipo de linguagem que descreve a própria ou outras linguagens: o dicionário é um mecanismo metalinguístico. Etimologia (origem da palavra metalinguístico). Do latim meta termo + linguístico.
Metalinguagem é uma das funções da linguagem. Caracteriza-se por destacar a própria linguagem utilizada na comunicação. Ela está presente em textos verbais e não verbais. ... Fenômeno diferente da intertextualidade, que se configura no diálogo entre dois ou mais textos.
Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Eles são introduzidas através de termos explicativos, como “isto é” ou “ou seja”, que frequentemente introduzem textos com a função da metalinguagem. Por usarem as palavras para explicar o significado de outras palavras, os dicionários e a gramáticas também exercem a função metalinguísticas em seus textos.
Características da Função Fática
Promove a interação entre as pessoas do discurso; Usada no início, meio e final de conversas; Ênfase no contato; Testa o canal de comunicação.
Quando você cumprimenta alguém, você está mantendo contato com um interlocutor em potencial, além de estar participando dos costumes verbais que integram as pessoas. Observe um exemplo de função fática na letra da música “Sinal fechado”, de Paulinho da Viola: Olá, como vai ? Eu vou indo e você, tudo bem ?
3) Função apelativa ou conativa
É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor. Exemplos: a) Você já tomou banho? b) Mãe, vem cá!
Funções da linguagem são as formas como cada indivíduo organiza sua fala dependendo da mensagem que se quer transmitir. ... A transmissão dessa mensagem pressupõe um emissor, um receptor, um contexto, um código e um canal entre o emissor e o receptor.
As funções da linguagem são:função referencial;função poética;função fática;função conativa;função emotiva;função metalinguística.
O que são Funções da Linguagem? Funções da Linguagem são recursos de utilização da linguagem que conseguem deixar mais claro as intenções do emissor ao passar aquela mensagem. Há seis funções da linguagem: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.
O que são os componentes onboard?
Qual é a palavra que rima com barata?
O que vem primeiro o raio ou o som?
Como funcionam os juros de um agiota?
Qual é o QI mais alto do mundo?
O que é e para que serve a ART?
Quantos watts tem uma air fryer Mondial?
O que você faz para evitar o desperdício de energia na sua casa?
O que é o fuste de uma árvore?
Quem tem gastrite pode comer ovo cozido?
Quais os dias dos Orixás na Semana?
Como fazer o quadrado de uma fração?