De acordo com o ângulo formado entre os dois espelhos, podemos calcular, por meio da equação abaixo, o número de imagens formadas entre eles: Com o ângulo α = 30º, teremos a seguinte resolução: Assim, quando dois espelhos planos são associados com um ângulo igual a 30º, formam-se 11 imagens.
A associação de espelhos planos acontece quando a luz refletida por um espelho E1 atinge um segundo espelho E2, formando assim uma combinação de imagens refletidas. Podemos ter dois tipos de associação. O número de imagens do ponto A, formadas nos espelhos, é infinita.
n = 360/ a – 1
Vamos supor que o ângulo formado entre os espelhos seja de 60º. Quantas imagens podem ser formadas? Aplicando a fórmula, chegaremos à conclusão de que 360/60 graus equivale a 6. Fazendo a subtração: 6 – 1, chegaremos ao resultado: 5 imagens podem ser formadas.
Se colocarmos dois espelhos planos formando um ângulo de 90º entre eles, obteremos a formação de três imagens. Conforme o ângulo entre eles diminui, o número de imagens formadas aumenta. Quando colocamos esses espelhos frente a frente podemos ver infinitas imagens sendo formadas.
Espelho Côncavo
Se a imagem pertencer ao mesmo semiplano do objeto, essa imagem é direita. Se isso não acontecer, a imagem é invertida em relação ao objeto. A imagem será real se for formada pelos raios refletidos e será virtual se for formada pelo prolongamento desses raios refletidos.
30 curiosidades que você vai gostar
Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.
Um espelho plano forma, de um objeto real, uma imagem virtual, direita, do mesmo tamanho e simétrica. A distância do objeto ao espelho (p) é igual, em módulo, a distância da imagem ao espelho(i). Se o objeto for virtual, a imagem será real.
Portanto, quando o ângulo de associação entre os espelhos é igual a 90º, são formadas 3 imagens.
Pode-se demonstrar que o número de imagens será dado por: N=n−1=360∘α−1. Você pode demonstrar isso ao notar que nesse caso a circunferência poderá ser dividida em n partes iguais que cobrem um arco α de forma que cada parte contenha exatamente uma imagem, exceto a frente entre os espelhos que contém o objeto.
Caso o ângulo entre os espelhos seja 60º, teremos a formação de 5 imagens. Caso o ângulo entre os espelhos seja 0º teremos a formação de infinitas imagens.
A distância entre um objeto e sua imagem, quando esta for produzida por um espelho plano, é igual ao dobro da distância entre o objeto e o espelho.
A imagem refletida num espelho plano, chama-se “Enantiomorfa” na medida que se forma à mesma distância do espelho que o objeto, sendo portanto simétrica do objeto em relação ao espelho.
Se os espelho estiverem com entre eles, temos: No mesmo esquema de antes, jogamos vários raios, e vemos onde há o ruzamento, nesses pontos ocorre a formação da imagem. Então, nesta situação temos que o observador consegue ver duas imagens.
As imagens formadas pelos espelhos planos têm sempre o mesmo tamanho que seus objetos, além disso, a distância em que a imagem é formada, atrás do espelho, é igual à distância entre o objeto e o espelho.
Para determinar o campo visual do espelho para esse observador, vamos reproduzir esse ponto atrás do plano do espelho e, obedecendo a relação de simetria, ele deve estar a mesma distância que o observador se encontra do plano do espelho.
Quanto menor o ângulo entre os espelhos maior é o número de imagens que se podem observar. É fácil verificar experimentalmente que para θ = 90° resultam três imagens, qualquer que seja a posição do objeto entre os espelhos.
Enantiomorfismo ou imagem Enantiomorfa consiste na simetria de dois objetos que não podem se sobrepôr. Um exemplo simples de enantiomorfismo é a imagem de um objeto formada no espelho, como o vaso ao lado: uma fotografia direta (frente-a-frente) e uma obtida do espelho, não são iguais.
Dois espelhos planos podem ser associados, com as superfícies refletoras se defrontando e formando um ângulo entre si, com valores entre 0° e 180°. Por razões de simetria, o ponto objeto e os pontos imagem ficam situados sobre uma circunferência.
Colocam-se dois copos entre dois espelhos planos angulares. Determine o número máximo de copos que pode ser visto pelo observador O. Portanto, o observador pode ver no máximo 10 imagens.
Espelhos côncavos e convexos
Um espelho côncavo é um espelho esférico em que a superfície refletiva e o centro da curvatura ficam do mesmo lado do espelho. Já um espelho convexo é um espelho esférico no qual a superfície refletora e o centro da curvatura estão em lados opostos do espelho.
Espelho é toda superfície polida capaz de refletir realmente a luz. ... 1) A imagem se forma atrás do espelho (imagem virtual) através do cruzamento dos prolongamentos dos raios que incidem o espelho, e a mesma tem o mesmo tamanho do objeto.
A imagem formada por um espelho côncavo, quando o objeto está entre o centro de curvatura e o foco, é uma imagem real, invertida e maior que o objeto. Consideramos que uma imagem é real quando os raios refletidos se “cruzam”, formando a imagem.
Temos também um caso bem particular que é a imagem denominada como imprópria, onde o objeto é posicionado sobre o ponto focal, nessa caso o raios refletidos são paralelos, por esse motivo também pode-se ouvir dizer como sendo uma imagem formada no infinito, o que acarreta na não formação de imagem refletida, onde por ...
O que diz a habilidade EF02LP11?
Quando suspeitar de meningite?
Como tomar Annita infantil 20mg?
Quantos km por litro faz um Onix 2017?
Como a educação física pode ajudar contra o preconceito?
Quantas vezes pode tomar o suco de inhame?
Qual foi o primeiro herói que o Stan Lee criou?
Quanto tempo dura um gift card Google Play?
O que são clubes de assinatura?
O que é desembolso na contabilidade?
Como eram chamadas as rainhas Cuchitas?
Quais são as barreiras de comunicação?
O que faz um coordenador de ti?
O que significa acuidade visual 20 20?
O que é ensino interdisciplinar?