Formas de intervenção Ao professor de Educação Física cabe intervir na formação de valores dos indivíduos, colocando em discussão assuntos como preconceito racial, étnico, de gênero, relacionado a parâmetros estéticos ou a qualquer tipo de diferença entre os mesmos.
De acordo com BRASIL (1997) a prática da Educação Física na escola poderá favorecer a autonomia dos alunos para monitorar as próprias atividades, regulando o esforço, traçando metas, conhecendo as potencialidades e limitações e sabendo distinguir situações de trabalho corporal que podem ser prejudiciais.
“O esporte é inserido na sociedade na perspectiva de utilizar ferramentas para promoção da equidade de gênero e prevenção de violências contra crianças e adolescentes.
Confira abaixo alguns passos que sua escola pode tomar para participar dessa luta e trabalhar, junto aos alunos, por um mundo menos preconceituoso.Reconheça o preconceito.Abra espaço para os alunos.Estimule a exposição à diversidade.Não se atenha a datas.
As aulas de educação física podem tanto serem uma importante estratégia pedagógica no combate à violência escolar, como pode também ser um ambiente propicio à manifestação de atos violentos, portanto a forma que o professor conduzirá a aula determinará se ela será um fator de combate à violência ou um cenário de ...
29 curiosidades que você vai gostar
“A Educação Física consegue formar um aluno sem seguir estereótipos de gênero. ... Após a análise de conteúdo, o autor concluiu que a Educação Física atua reforçando estereótipos, com alunos e alunas representando o masculino como superior e o feminino como frágil.
E se você estiver se perguntando como “meros espectadores” também podem ajudar neste processo, é simples: incentive o esporte feminino. Assista aos jogos, dê visibilidade às atletas, compartilhe notícias sobre mulheres e suas conquistas e, o mais importante, mostre o respeito que as modalidades femininas merecem.
E confira as 6 orientações abaixo para lutar contra o racismo no seu dia a dia.Leve diversidade cultural para a sala – literalmente! ... Mostre aos alunos uma variedade de pessoas e ambientes. ... Não se limite às datas comemorativas. ... Recorra à arte e aos livros. ... Implemente lições explícitas sobre racismo e resolução de conflitos.
Sugestão de atividades para combater o preconceitoRODAS DE CONVERSA. Reunir os pequenos em uma roda abre espaço para conhecê-los melhor. ... VÍDEOS E CONTOS. A contação de histórias merece lugar de destaque na sala de aula. ... BONECOS NEGROS. ... TOQUE. ... COMIDA. ... MÚSICA E ARTES PLÁSTICAS.
Como são as provas da banca Vunesp?
Qual o valor da prótese dentária fixa?
Como instalar o Purificador de água da Brastemp?
É possível desenvolver vitiligo?
Como foi o fim do império napoleônico?
O que a pessoa do signo de Libra gosta?
Qual a importância de uma Copa do Mundo?
Como são as formas de relevo do Sudeste Asiático?
Quais as etapas da prova de delegado?
Como funcionam os indicadores ácido-base Brainly?
Quais são as principais características do povo brasileiro?
Como funcionam os inseticidas aerossóis?
Quando volta as provas teóricas do Detran?
Como funciona um duto de ventilação?