Coloproctologista é um médico especializado em doenças do intestino grosso: cólon, reto e ânus. Ele é o profissional responsável pelo diagnóstico e tratamento, tanto clínico quanto cirúrgico, dessas doenças.
A proctologia, também conhecida como coloproctologia, é o ramo da Medicina dedicado a estudar as patologias do intestino grosso, do ânus e do reto. Os médicos proctologistas realizam o estudo das condições do paciente para chegar a um diagnóstico e receitar o tratamento que vai devolver qualidade de vida ao indivíduo.
A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.
De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, esse médico é o responsável por cuidar de doenças no fígado, pâncreas, reto, cólon, estômago, intestino delgado, vesícula biliar e ductos biliares.
Quais são as principais doenças gastroenterológicas?
Exames mais solicitados pelo Gastroenterologista:
Primeiro é feita uma inspeção do ânus, para verificar a presença de doenças como hemorróidas externas, fissuras anais, fístulas e doenças dermatológicas que causam prurido (coceira) anal. Em seguida, calçamos uma luva, lubrificamos o dedo com uma substancia tipo gel, e fazemos o toque retal.
Você deve procurar o gastroenterologista sempre que sentir algum sintoma, como: dor abdominal (mesmo que moderada), diarreia frequente, estufamento da barriga, presença de gases e sangue nas fezes.
Como médico que cuida do intestino, o coloproctologista conhece muito bem a estrutura e o funcionamento desse órgão. O intestino grosso, foco de atuação do coloproctologista, é responsável pela absorção da água. Quando tudo vai bem, o indivíduo tem as fezes firmes.
De modo geral, as principais doenças do intestino tratadas pelo coloproctologista são: O diagnóstico é realizado por meio de exame clínico e de avaliação do histórico. Em alguns casos, há a necessidade de exames complementares. Os mais comuns são: anuscopia, retossigmoidoscopia e colonoscopia.
3 Intestino grosso: O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: ceco (cecum), cólon (ascendente, transverso, descendente e sigmoide), reto e ânus. Ele tem um papel importante na absorção da água (o que determina a consistência do bolo fecal), de alguns nutrientes e certas vitaminas. Mede cerca de 1,5 m de comprimento.
Durante o exame físico, ele procura por outras causas de problemas gastrointestinais, bem como por outras doenças sistêmicas. Na síndrome do intestino irritável não há alterações no exame físico ou nos exames laboratoriais.
Porque não se pode colocar aliança de outra pessoa?
Qual a melhor argila para inflamação?
Como usar argila para queimar gordura abdominal?
Qual a função da alta frequência na Podologia?
Para que serve a agulha dupla?
Como usar as ampolas de vitamina C no rosto?
Como colocar modificador de voz?
Como usar argila para clarear a virilha?
Quais os critérios de desempate bocha?
Como surpreender namorado na quarentena?
Como se destacar em uma grande empresa?
Como saber se é catapora em bebê?
O que está ocorrendo no mundo para provocar a crise de desemprego?
Como o bairro da Urca foi criado?