Diferente de outros especialistas, o geriatra vai tratar de pessoas já na fase final de vida. Os médicos, então, têm o papel de proporcionar qualidade neste momento —com cuidados paliativos, por exemplo.
O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida.
Para se tornar geriatra, o médico deve fazer um curso de pós-graduação na área, especializando-se. Além disso, deve ter sua residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica ou ter sido aprovado no concurso de obtenção do título de especialista em geriatria.
Não existe idade certa para procurar um geriatra, mas quanto mais cedo, melhor. Algumas pessoas começam a procurar esse médico a partir dos 40 anos, outras esperam completar os 60 para assumir a velhice. O ideal é que a pessoa comece a ir ao geriatra a partir dos 50 anos.
O geriatra é o médico especialista em cuidar da saúde do idoso, através do tratamento de doenças ou problemas comuns nesta fase da vida, como alterações da memória, perda do equilíbrio e quedas, incontinência urinária, pressão alta, diabetes, osteoporose, depressão, além de complicações provocadas por uso de ...
Neurologista é que pode diagnosticar quadro de demência. Mas é muito importante o idoso ser tratado por um geriatra que ele mantenha empatia e assim, o mesmo indicará o profissional, caso perceba a necessidade de um diagnóstico mais acurado.
O geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas, tornando-se especialista após ter feito residência médica credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica e/ou ter sido aprovado no concurso para obtenção do Título de Especialista em Geriatria da SBGG/AMB.
Perguntas Frequentes para o Geriatra
Médicos são essenciais na vida de todos, mas os idosos acabam demandando maior atenção, tanto na forma preventiva quanto em tratamentos e acompanhamentos. O médico pode se especializar em geriatria, atuar em clínicas, consultórios e hospitais com enfoque em pacientes idosos.
Além de representar um mercado em grande ascensão, a oportunidade de trabalhar com idosos é uma realização profissional para diversos estudantes. Isso reflete em uma constante procura por profissões que trabalham com idosos. É comum o questionamento sobre qual o nome da profissão que trabalha com pessoas idosas.
Sendo graduado em Gerontologia, o profissional poderá pode atuar com idosos em diversas frentes, como em hospitais, instituições de bem-estar na terceira idade, clínicas de saúde e ainda outras opções integrando equipes com enfoque no idoso. 2. Terapia Ocupacional
O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.
Como plantar mirtilo na Terra?
Como Abrir local do arquivo no Linux?
Como fazer o teste de colo do útero?
Como encontrar um número desconhecido de telefone?
Como encontrar meu ID de usuário?
Como saber o número é série da CTPS Digital?
Como usar cetoconazol pomada para pano branco?
Quantas castanhas-de-caju pode comer na dieta?
Como calcular o ano Pessoal Márcia Fernandes?
Como posso saber que posição o bebê está?
Como cadastrar minha chave Pics?
Como cancelar cartão de débito virtual caixa?