Quando se trata de marimbondos, formigas e vespas, são construídos ninhos, na maioria das vezes com barro, fibras de troncos ou galhos de madeira morta.
Comuns em todo o território nacional, marimbondos como o marimbondo-tatu e o marimbondo-cavalo costumam construir ninhos em árvores, porém o desmatamento tem levado os ninhos para construções urbanas.
Também preferem aranhas-de-teia, mas variam mais. Não é incomum encontrar estes ninhos de barro em casa, geralmente eles estão abarrotados de aranhas ou lagartas paralisadas.
Entre os marimbondos, uma das espécies mais conhecidas é a Polybia paulista, também chamada de paulistinha. Ela tem o tórax listrado de preto e amarelo e se parece com uma abelha. “Essa espécie costuma fazer seu ninho no beiral ou na varanda das casas”, diz Osmar.
Elas costumam fazer seus ninhos no beiral ou na varanda das casas. A maioria dos marimbondos constrói ninhos fechados (como é o caso do paulistinha) ou abertos, mas algumas espécies, como as vespas-solitárias, fazem seus ninhos no chão, como se fossem uma toca.
45 curiosidades que você vai gostar
A casa do marimbondo
Para construir a casa, os marimbondos usam fibras de madeira e até barro. Com suas mandíbulas, o inseto raspa galhos de árvores e troncos caídos. Esse material raspado é mastigado e misturado à saliva do animal, formando uma pasta que é regurgitada no local em que se deseja construir a casa.
A aranha marrom é encontrada em vários continentes, sendo mais frequente nas regiões sul e sudeste do Brasil. No Paraná, por exemplo, há uma média de 4,2 mil acidentes com aranha-marrom anualmente. Na natureza esse animal vive em cascas de árvores, folhas secas, buracos e sob rochas.
Conhecidas como “daubers da lama” são vespas com cinturas delgadas (nome deste grupo vem dos ninhos que são feitos de barro moldado pelas fêmeas). As Sceliphron (vespas solitárias), não são agressivas para o homem, a menos que sejam acuadas e se sintam ameaçadas, seu ferrão é usado apenas para paralizar as aranhas.
Os frigânios ou moscas-de-água (ordem Trichoptera) são insetos que, na fase de pupa, criam casulos duros usando seixos, areia, conchas e outros detritos encontrados no leito de lagos e rios. Esses elementos, juntamente com fios de sua própria seda, formam um abrigo seguro para o animal crescer para a vida adulta.
Como se dar bem na hora da paquera?
Como se dar bem em uma reunião de trabalho?
Porque você escolheu trabalhar com vendas?
Como se cuida de um mini coelho?
Como se calcula o apótema de um triângulo?
Como é o custo de vida na Coreia do Sul?
Como curar o corpo com a mente?
Quanto tempo dura uma paranoia?
Como ir bem na prova de Ciências da Natureza Enem?
Como tratar a dependência afetiva?
Como traduzir um PDF no Adobe Reader?
Como converter números em romanos?