A equoterapia, também chamada de equiterapia ou hipoterapia, é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
A prática de equoterapia se dá sobre o cavalo em movimento, precedida por algumas sessões de reconhecimento do animal. Montado no cavalo, o praticante — termo que designa a pessoa em atividade equoterápica — começa a sofrer em seus músculos os mesmos estímulos que usaria para andar.
Para quem a terapia é indicada? A equoterapia pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Ou seja, crianças, jovens, adultos e idosos podem ser praticantes da equoterapia.
A equoterapia é indicada no tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses; ...
A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
São psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, além de médicos e veterinários, preparados especialmente para fazer o atendimento aos pacientes da equoterapia.
Portanto, podemos dizer que a terapia com cavalos é uma terapia que geralmente beneficia a todos nós, mesmo quando precisamos apenas relaxar e desfrutar da companhia desse belo animal. Em vez disso, devemos prestar atenção aos casos que detalhamos abaixo, nos quais a terapia com cavalos não é aconselhada.
Desde a antiguidade ou tempos remotos também podemos dizer, sabemos os benefícios que este lindo animal transmite às pessoas. Os gregos já usavam cavalos para fins terapêuticos como um remédio com o qual eles aliviavam os sintomas que algumas doenças, como a gota, causavam a eles.
A companhia dos animais associa-se com numerosas melhoras para os seres humanos, por isso atualmente é possível realizar terapias com animais para pessoas mais velhas ou encontrar uma boa solução com a terapia assistida com cachorros.
Mas os cavalos, estes animais que tanto fascínio despertam possuem além disso uma importante característica, o movimento que apresentam é muito semelhante ao padrão fisiológico da marcha humana, por isso são capazes de melhorar várias patologias quando estas terapias se realizam com profissionais qualificados.
Quanto tempo para curar contratura muscular?
O que fazer pra candidíase não volta mais?
O que é uma família unipessoal?
O que se entende por controle difuso?
Como fazer uma hipérbole no GeoGebra?
O que significa C * * * * * * * * *?
Quais são os softwares mais utilizados nas empresas?
Quais são as características dos sofistas?
O que é ordinário e extraordinário?
Como calcular a quantidade de barras de aço?
Pode ter relação tomando Primosiston?
Quantas espécies de mamíferos existem no mundo?