Irrigação por sulco adapta-se melhor às hortaliças cultivadas em linha, como o tomate, a berinjela e o milho-doce, mas também pode ser utilizado para aquelas com alta densidade de plantio, como a cenoura e a alface, cultivadas em canteiros com largura entre 0,4 m e 0,8 m.
O melhor sistema de irrigação tem retorno garantido.- Gotejamento – O sistema de irrigação por gotejamento, é feito através de tubos instalados no solo que distribuem a água diretamente para a raiz da planta, de forma uniforme, no momento e na quantidade certa. ... - Pivô – ... - Aspersão –
A irrigação de hortaliças pode ser feita utilizando sistemas por aspersão, gotejamento e sulco, entre outros de menor importância. A irrigação por aspersão é a mais usada, com destaque para o sistema convencional, regadores e mangueira.
O sistema de irrigação por pivô central apresenta melhor desempenho, em condições de vento, que os sistemas autopropelidos e convencionais, particularmente quando utilizado o sistema LEPA. Praticamente não há efeito de vento em sistemas de irrigação localizada e subirrigação.
Os sistemas de irrigação mais comuns para esse tipo são as irrigações por inundações e as irrigações por sulcos. Esse tipo de irrigação é bastante utilizado no sul do Brasil e na produção de arroz.
32 curiosidades que você vai gostar
Os principais tipos de irrigação utilizados atualmente são a superficial, a localizada e a aspersão.
...
Água parada pode prejudicar as plantas, principalmente pela diminuição da respiração das raízes;Bastante dependente da declividade do solo;Erosões frequentes nos sulcos;Ocorrem perdas de água por percolação.
O método de irrigação por superfície apresenta os seguintes sistemas: sulcos, faixas e inundação. Na irrigação por sulcos, a água é aplicada em pequenos canais denominados sulcos, infiltrando-se ao longo do perímetro molhado e movimentando-se nas direções vertical e lateral (Fig. 6).
A espécie a ser cultivada, com suas características próprias, como densidade e sistema de plantio, altura de plantas, profundidade do sistema radicular e necessidades hídricas, é um dos principais fatores a ser considerado na seleção do sistema de irrigação.
Para começar, faça pequenos furos a cada 20 ou 25 cm na mangueira, onde depois serão encaixados os microaspersores artesanais. O microaspersor são feitos com palitos de pirulito, pregos e arames (veja na imagem abaixo) e funcionam como pulverizadores: ao chegar na cabeça do prego, a água se dispersa em gotículas.
O cultivo de alface, por exemplo, utiliza no sistema convencional cerca de 25 litros de água por pé da planta. Já no sistema hidropônico, o mesmo cultivar utiliza cerca de 4 litros.
Basta virar a garrafa de cabeça para baixo e fazer um furo na base e outro na tampa. Fixe a garrafa em uma estaca de madeira próximo da planta. Com isso, a ponteira libera a água e as plantas são irrigadas.
Aspersão é o melhor sistema de irrigação para uma lavoura de milho de 10 hectares.
Segundo os cálculos já projetados, são necessários 25 aspersores por hectare. "Com o nosso equipamento, pode-se usar uma bomba de 1 cavalo para cada hectare." Tavares explica ainda que no mercado há uma variedade de aspersores, de 500 litros/hora até 2.000 litros/hora, que podem ser adaptados ao sistema.
A escolha correta do método de irrigação, isto é, se por superfície, aspersão ou localizada irá depender de características locais como o solo (capacidade de armazenamento de água, velocidade de infiltração, drenagem, topografia, presença de lençol freático, salinidade, etc.), o clima (ventos, umidade relativa do ar, ...
d)Critérios de projeto: Na elaboração de um projeto completo de irrigação, incluem dados de água, solo, clima, disponibilidade de mão-de-obra e energia.
Para hortaliças, a irrigação é essencial para obter maior produtividade e produtos com qualidade superior, além de possibilitar o cultivo em época fora da safra normal, obtendo maiores ganhos monetários. Essa prática também garante a oferta de alimentos em épocas de escassez de chuvas.
Um processo típico de irrigação por superfície, com drenagem livre, pode ser caracterizado por quatro fases: avanço, reposição, depleção e recesso (Figura 1). A importância relativa de cada uma dessas fases na irrigação, depende do sistema utilizado.
É possível destacar os principais sistemas de cada um dos métodos: Aspersão – abriga os sistemas convencionais e os mecanizados. O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores para realizar a irrigação; o segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.
A irrigação por superfície é caracterizada pela aplicação de água diretamente sobre a superfície do solo da área a ser irrigada. No método de irrigação por superfície, a distribuição da água se dá por gravidade através da superfície do solo.
Na aspersão, as vazões e pressões são, normalmente, de média a alta, exigindo motobombas de maior potência e demandando maior consumo de energia em relação ao gotejamento e à microaspersão. Por outro lado, os aspersores não necessitam de equipamentos de filtragem e apresentam uma menor necessidade de manutenção.
O método de irrigação é a forma pela qual a água será aplicada às culturas. Segundo o documento Seleção do Sistema de Irrigação, da Embrapa, são basicamente quatro: superfície, aspersão, localizada e subirrigação.
Como interpretar os índices de liquidez?
O que é necessário para fazer o passe livre estudantil em Goiânia?
Como é denominada e como ocorre a produção do aço líquido?
Qual banco faz penhora de joias?
Como podemos classificar os esportes de aventura praticados na natureza?
Como classificar um período composto?
Quais são os tipos de flores que existem e como elas são classificadas?
Como liberar o cartão do Banco do Brasil?
Como se classificam os nervos cranianos?
Quais as principais características dos dentes?
Como formatar celular planilhas?
Como formatar as Referências bibliográficas segundo a ABNT?
Qual é a definição de hipertermia?
Como resetar tablet Samsung SMT560?
Como são classificados os elementos de transmissão?
Como formatar todas as notas de rodapé?
Como saber se o resultado de sífilis é positivo?