Além do próprio vidro, há dois sensores ou fotodetectores baseados em fotodiodo – um semicondutor que transforma a luz em corrente elétrica. Eles também medem a luminosidade do ambiente e dos faróis dos outros carros. Há ainda um gel eletrocrômico e um microprocessador.
Um espelho retrovisor (também espelho da porta, ou o espelho lateral) é um espelho encontrado no exterior de veículos automotivos para auxiliar o motorista a enxergar áreas para trás e para os lados do veículo; do lado de fora da visão periférica do condutor ( no chamado "ponto cego").
O retrovisor fotocrômico, ou eletrocrômico, é um tipo de retrovisor que tem como principal característica ofuscar a luz que reflete em seu espelho. ... Olhe diretamente para a luz do cômodo onde você se encontra por alguns segundos. Posteriormente, olhe para outra direção que não incida a luz diretamente.
Todo carro tem, pelo menos, dois espelhos retrovisores. ... Enquanto o espelho interno central serve para enxergar diretamente o que há atrás do veículo, os laterais externos estão ali para ajudar a enxergar as faixas laterais.
Esse controle é feito por uma corrente elétrica que causa a oxidação dos compostos dentro do gel, fazendo com que eles escureçam e, consequentemente, limitem a quantidade de luz que é refletida pelo retrovisor.
A luz refletida dos faróis dos veículos que circulam atrás pode ser reduzida acionando a alavanca. Respondendo ao nível de claridade proveniente dos faróis dos veículos que circulam atrás, a luz refletida é reduzida automaticamente.
Vale lembrar que o valor é unitário. Os dois giram em torno de R$ 150,00. O retrovisor interno sai em média por R$ 60,00.
O espelho retrovisor do lado direito é convexo para aumentar a visibilidade do motorista, pois oferece uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindos pela direita.
Relativo à fotocromia. 2. [ Física ] Que escurece ou muda de cor, de forma reversível, pela acção da luz (ex.: lentes fotocromáticas).
O equipamento funciona de maneira bastante simples: ao ser acionado, ele altera o ângulo da lente do retrovisor, apontando-a para cima. É o suficiente para impedir que a luz forte incida diretamente nos olhos do condutor e prejudique sua visão.
Para impedir que isso aconteça, os retrovisores atuam com o processo de eletrocromismo, que é ativado através de dois sensores de luz, um para detectar a luminosidade do ambiente e outro para os faróis dos outros veículos. O vídeo abaixo, do canal “speedkar99”, explica bem como o processo acontece:
O espelho não é totalmente reto a superfície do vidro da frente está a um ângulo da parte de trás, a superfície espelhada que “produz” as imagens. Então, se você olhar para este espelho quando sai da linha de produção, ele estaria em forma de cunha com a borda mais grossa no topo.
Na foto do exemplo, o lado esquerdo do retrovisor está com o sistema antiofuscamento funcionando, enquanto o lado direito ainda reflete inteiramente as luzes que nele incidem. (Foto: newegg.com)
Os carros possuem geralmentre 3 retrovisores, dois nas laterais e um no fixado no centro do vidro frontal do veículo. Já as motos dois nas laterais. O espelho retrovisor está equipado para ajuste manual ou remoto vertical e horizontal, de modo a proporcionar um campo de visão adequado aos motoristas de diferentes alturas e posições quando sentada.
Qual a importância dos estudos de bioequivalência?
Quanto tempo para dobrar o joelho após cirurgia?
Como fazer o reconhecimento de paternidade gratuito?
Que Deus renove nossas forças a cada dia?
Quais empresas formam a Via Varejo?
Quando surgiu a necessidade de medir?
Quais são os efeitos colaterais do Puran T4?
Qual é o centro geodésico do Brasil?
Como iniciar uma leitura de Tarot?
Quem mais vendeu álbuns no mundo?
Como são formadas as planicies abissais?
Onde ficam os cursos que comprei na Eduzz?
Porque uma pessoa é sempre humilhada?
É possível fazer Pix para conta poupança?
Onde os dinossauros viviam no Brasil?
Qual o adjetivo da palavra frieza?