A frigideira ideal é uma anti-aderente funda e os óleos vegetais são melhores para fritar batata (girassol ou canola, mas pode-se azeite, óleo de coco e óleo de palma). Coloque bastante óleo na panela, o suficiente para que cubra completamente todas as batatinhas.
“Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura”, indica Lucas Silva Santana, do Temaki Fry. Para Lucas, os óleos mais indicados são os de algodão e canola.
O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.
Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite devido as seguintes fatores: os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade. os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.
Para a escolha do óleo, as melhores opções são girassol, canola e milho — meu preferido.
25 curiosidades que você vai gostar
Quais são os óleos mais saudáveis para cozinhar?Azeite de oliva. Utilizado para refogar e cozinhar alimentos, ou então para temperar saladas e massa, o azeite é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. ... Óleo de canola. ... Óleo de farelo de arroz. ... Óleo de girassol.
Pode até parecer óbvio, mas a escolha do óleo pode fazer toda a diferença na hora de fritar o pastel, especialmente o de massa pronta. Nesse caso, os óleos de girassol e de milho são as melhores opções, já que são mais suaves do que os de algodão e canola, por exemplo.
Não use azeite de oliva para fazer frituras
O motivo - falso - é que as moléculas de gordura desse tipo de azeite seriam queimadas a uma temperatura inferior à dos demais e, por isso, ele produziria aldeídos e outros compostos químicos que poderiam ser tóxicos e dariam um sabor ácido para os alimentos.
Sabia que o Azeite Extra Virgem é o melhor óleo para fritar que um óleo de sementes de girassol? O que ocorre é que os óleos de sementes como girassol, canola, milho, soja contém gorduras poliinsaturadas, as quais se degradam mais facilmente, produzindo compostos de oxidação que não são nada bons para a nossa saúde.
Com vista no que foi dito, chegamos à conclusão de que o azeite é sim mais indicado para consumo diária e, muito mais do que um simples óleo de cozinha, contém propriedades saudáveis que nutrem nosso corpo de forma leve e efetiva.
Boas práticas de fritura para prolongar a vida útil do óleo e reduzir os custos.Não fritar em temperaturas superiores a 180°C. ... Reduza a temperatura do óleo abaixo de 130°C, enquanto não estiver fritando. ... Mantenha o nível do óleo corretamente. ... Não abasteça os cestos de fritura sobre o óleo.
Depois de fritos
Após fritar o alimento, retire-o com uma escumadeira tipo aranha. Ela trará menos óleo junto com a comida. Deixe o excesso de óleo pingar em uma grade suspensa. Dessa forma, a quantidade de óleo em contato com a comida será menor e a casquinha se manterá crocante por mais tempo.
Depois de analisar o óleo usado por restaurantes do tipo self-service, ele concluiu que para manter a qualidade o produto deve ser trocado no máximo a cada seis dias. “Até o sexto dia de fritura no óleo, este óleo está em boas condições de fritura.
Agora, dentre os que citei dois se destacam, o óleo de canola e o azeite. Ambos conseguem suportar bem altas temperaturas, pois possuem ricas cargas de ácidos monoinsaturados e graxos, os tornando excelentes para esse tipo de fritura.
Embora ela não produza uma textura tão crocante quanto a banha produz, ela se aproxima mais do sabor da manteiga. Diferente da banha, a gordura vegetal não produz a proteína conhecida como glúten, desta forma, pessoas em dietas que não as permitem consumir glúten podem comer alimentos feitos com esse tipo de gordura.
A temperatura ideal para fritura é 180° C . Se o óleo estiver frio, o alimento não fica crocante. Se estiver muito quente, acaba queimando o exterior antes de ficar pronto por dentro. Na falta de um termômetro, uma dica infalível é jogar um palito de fósforo no óleo quente.
O azeite de oliva é o óleo mais saudável devido à sua composição (ácidos graxos monoinsaturados (MUFAs) - 80% predominando o ácido oleico (ômega 9), com importante ação na redução da fração LDL-colesterol e melhora do HDL-colesterol) e antioxidantes naturais que auxiliam na redução da sua oxidação.
Uma boa opção para dourar e aquecer alimentos é o azeite virgem, que tem uma taxa de acidez de cerca de 1%. Esse tipo de azeite surge quando a oliva passa por uma segunda prensa no processo de fabricação. Assim, ele acaba perdendo parcialmente as propriedades, mas não todos os benefícios, sendo melhor aproveitado.
3 – Azeite de oliva comum
Azeite comum pode ir ao fogo. Mais barato e popular entre os brasileiros, sua acidez varia de 1,5% a 3%. É uma mistura do azeite refinado (que precisa ser purificado artificialmente para tirar o excesso de acidez) com doses de azeite virgem ou extravirgem.
Martin Grootveld, professor da Universidade de Montfort, no Reino Unido, recomenda o azeite de oliva tanto para fritar, quanto para cozinhar. "Primeiro, porque ele gera níveis menores dessas substâncias tóxicas, e segundo porque as substâncias que se formam são menos danosos para o corpo humano", garante Grootveld.
Se você acredita que o azeite de oliva, quando aquecido, perde completamente suas propriedades, melhor mudar de ideia. Um novo estudo brasileiro descobriu que o produto mantém grande parte de sua essência nutricional mesmo em altas temperaturas, seja na versão virgem ou extra-virgem.
De acordo com a nutricionista, “é um mito acreditar que vira gordura ruim , pois estudos demonstraram que o aquecimento não altera o perfil de ácidos graxos do azeite. Isso ocorre devido ao alto teor de antioxidantes presentes no azeite, moléculas que protegem as células de reações oxidativas.”
Utilizar um óleo de boa qualidade (ex: oleo de canola, óleo de milho,etc). Colocar 1 garrafa de óleo (900ml) em uma frigideira grande, com profundidade adequada para fritar os pastéis. Antes de fritar os pastéis deixar o óleo aquecer bem até o ponto ideal para a fritura (190Co).
Ficar de olho na temperatura do óleo
A temperatura certa é no máximo 180°, e quando o óleo passa disso há uma troca de substância entre o óleo e o alimento. Em outras palavras, é a temperatura certa de 180° que permite que o pastel fique bem sequinho e crocante.
Evidentemente que é mais saudável. Entre ela e o óleo vegetal, mil vezes a banha de porco". Ele enumera qualidades da banha suína e ressalta que ela traz em sua composição outros nutrientes, como vitaminas do complexo B, C, fósforo e ferro: "É isenta de açúcar, logo boa para diabéticos.
Como gerenciar tarefas de equipe?
Como usar de maneira correta o alecrim para memória?
Como ver se o auxílio emergencial está liberado?
Como declarar juros sobre capital próprio creditados e não pagos 2019?
Como saber se o cartão de crédito Saraiva foi aprovado?
Quanto tempo leva para o porquinho-da-índia se acostumar com o dono?
Qual é mais grave pneumonia ou tuberculose?
Quantos dias chega o cartão Sicredi?
Como ganhar adesivos no CS:GO?
O que desejar para uma pessoa invejosa?
Qual o período do populismo no Brasil?
Quando eu oculto um comentário a pessoa sabe?
Como saber onde está meu cartão Bradesco?
Como montar uma plataforma de marketing digital?
Como saber se meu dente quebrou?
O que faz o celular ser à prova d'água?