Os processos de transferências de abelhas nativas sem ferrão devem ser realizado preferencialmente entre as 8 horas e 11 horas da manhã de dias ensolarados.
O melhor horário é entre 8 e 11 horas e das 15 às 17horas e 30 minutos, aproveitando que a maioria das operárias está no campo em atividade de coleta. Nunca se deve trabalhar durante a chuva.
São encontradas durante todo o ano, em maior número na entrada da primavera. As sentinelas que ficam em redor do canudo de entrada podem variar desde algumas até mais de trinta.
Não se deve mexer nas caixas por pelo menos um ano. Esse é o tempo que as abelhas levam para começar a produzir mel e fortalecer o ninho. Depois disso, pode-se fazer a divisão para formar outras colméias. Na região Nordeste, a melhor época para iniciar a captura é durante a época das floradas.
No método tradicional, quando o apicultor faz uma nova colmeia, deve colocar a nova caixa de abelha a 1,5 km da caixa original.
29 curiosidades que você vai gostar
Para obter rendimentos excelentes, o local ideal para o apiário é aquele onde o pasto apícola (o conjunto de flores que fornecerão o pólen e o néctar às abelhas) está próximo, é abundante e não apresenta interrupções durante o ano. Para as abelhas esta proximidade é um raio de 500 metros a dois quilômetros.
O apiário deve estar localizado a uma distância mínima de 300-500 metros de casas, escolas, estradas movimentadas e instalações para animais, evitando-se situações que possam representar perigo às pessoas e animais.
Para os apilcutores, o mês de agosto, inicio de setembro é a época em que as abelhas fazem a migração e já a partir de outubro elas fazem a enxameação.
“Quando algumas espécies de abelhas sem ferrão atacam, elas mordem e acabam morrendo porque ficam presas por muito tempo ao alvo.
Colmeias saudáveis chegam a “soltar” mais de um enxame por ano e com isso haverá cada vez mais colônias de abelhas nas redondezas, preservando assim a espécie na natureza.
Quando retirar mel? No Meliponário Tapajós que fica na região sudeste do Brasil, esse período é na primavera, quando temos as floradas mais ricas em néctar. Como argumentamos anteriormente, o mel é o principal alimento da colmeia, portanto, deve-se retirar apenas o excedente para consumo humano.
- Coloque um pouco de gel própolis dentro da garrafa PET e mexa até que a solução se espalhe por toda a lateral da garrafa. - Envolva também o canudo no gel própolis. - Encape a garrafa com jornal e depois com o saco preto. Fixe com uma fita adesiva na ponta da garrafa.
Cada espécie, segundo o meliponicultor, possui um tempo de vida diferente. A jataí, da qual extrai o mel, vive em média 40 a 50 dias na época de produção.
Se aparecer um enxame em sua casa, procure não se aproximar e não deixe cães, gatos, cavalos ou qualquer outro animal por perto. Ataques de abelhas podem matar.
Problema instaladoNão grite e não deixe animas domésticos perto do enxame ou colmeia, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias;Ensine as crianças a não matar as abelhas, vespas ou marimbondos.
Leve a abelha para o lado de fora.
Deixe a abelha sair, volte rapidamente para casa e feche a porta para não correr o risco dela voltar. Não leve a abelha para muito longe. Provavelmente, a colmeia deve estar próxima a sua casa, e sem acesso a ela, a abelha certamente morrerá.
E elas sabem muito bem onde morder: as partes mais sensíveis, como olhos, narinas e ouvidos. Quando se defendem de humanos, o método preferido é se enrolar nos cabelos. O arsenal de algumas espécies inclui resinas pegajosas para imobilizar os invasores.
“Elas podem mordiscar suas vítimas, voar ao redor de sua cabeça ou deixar uma pequena quantidade de resina em seus corpos. Uma das espécies deixa uma substância ácida que irrita a pele do invasor”, conta Denise.
Nomes Populares: Abelha cachorro, abelha irapuá, abelha irapuã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, enrola cabelo, guaxupé, mel de cachorro, torce cabelo, cupira.
Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500 gramas de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool. Como foi dito anteriormente, quanto mais concentrado melhor, então nada impede de você colocar mais materiais em 1 litro de álcool.
Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.
Como capturar abelhas Apis Mellifera – As capturas de abelhas apis mellifera, geralmente, são feitas com caixas iscas com atrativo de abelhas apis mellifera. Portanto são utilizadas caixas iscas de madeira como também de papelão com quadros, para facilitar a transferência para a caixa racional.
É recomendável que as caixas fiquem em local rebaixado, sem ventos fortes. O local deve ter água próxima, a cerca de 300 m, para refrigerar as colméias. Se a área for boa, pode reunir até 25 colméias, que devem estar até 500 m longe de casas, estradas e outros animais.
O apiário deve estar localizado a uma distância mínima de 300 m de currais, casas, escolas, estradas movimentadas, aviários e outras construções, evitando-se situações perigosas às pessoas e animais.
coletar alimento com grande eficiência a uma distância de 2 a 3 km ao redor do apiário, quanto maior a proximidade da fonte de alimento, maior será a produção.
Qual tinta para pintar azulejos de banheiro?
Como que se escreve a letra G em inglês?
Como recuperar a voz rouca de gripe?
Como se cadastrar para fazer entrega na Magazine Luiza?
Como acessar minhas informações no SUS?
Como corrigir erro no Outlook?
Como se cadastrar no Juizado Especial Federal?
Como consertar spray de água termal?
Como solicitar Bolsa Família 2021?
Onde fica a Lixeira do telefone?
Como recuperar arquivos apagados do cartão de memória do celular?