Formas de exercício do poder
O poder só se exerce sobre “sujeitos livres”, enquanto “livres” — entendendo-se por isso sujeitos individuais ou coletivos que têm diante de si um campo de possibilidade onde diversas condutas, diversas reações e diversos modos de comportamento podem acontecer.
O Poder Executivo Federal é estruturado em três cargos hierárquicos, sendo eles o de presidente da República, o de vice-presidente e o de ministro. Esse último cargo possui diversas atribuições e atua em diferentes áreas.
Normalmente, essas três formas de poder são exercidas pelos mesmos grupos dentro de uma sociedade, sendo que o poder burocrático estatal tende a ser controlado por quem tem o poder econômico e o poder ideológico. Leia mais: Anarquismo – teoria política que visa à supressão do Estado e das instituições de poder
No entanto, as relações de poder passam a ser amplamente discutidas a partir do século XVII, em meio à crise e ao início do declínio do antigo regime (as monarquias absolutistas).
A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.
Norberto Bobbio classificou-o em três formas, sendo elas: Poder econômico: é exercido por quem possui a propriedade privada. Quem tem terras, dinheiro e bens exerce influência sobre os despossuídos.
Como medir pH da água para beber?
Qual lado certo do garfo e faca?
O que fazer para evitar o mofo?
Como usar o limão para limpar o rosto?
Como se chama quem nasce na Albânia?
Como se livrar de um namorado grudento?
Quem são as pessoas que cuidam da limpeza da escola?
Como melhorar o TDAH naturalmente?
O que é Nictofobia E o medo de quê?
Quem gosta de ficar no escuro?
Como medir Terra pelo satélite?
Como se chama a pessoa que usa espada?
Como calcular a acústica de uma sala?
Como tratar doença periodontal em cachorro?