Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar.
Os médicos podem solicitar exames de imagem cerebral, como tomografias e ressonâncias magnéticas, para ajudá-los a diagnosticar a piora da dor de cabeça. A tomografia computadorizada é um estudo de imagem baseado em raios-x.
Não existem exames específicos para diagnosticar a enxaqueca. O diagnóstico é clínico, por meio da avaliação médica dos sintomas relatados pelo paciente. Em alguns casos podem ser feitos exames para identificar se existem outros fatores interferindo na dor de cabeça e confirmar a suspeita de enxaqueca.
A ressonância magnética é útil para visualizar o cérebro e a medula espinhal, sendo considerada a melhor técnica para avaliar os tumores nessas áreas. As imagens obtidas com a ressonância são geralmente mais detalhadas do que as da tomografia computadorizada.
Tomografia computadorizada do crânio é um exame que usa radiação para colher imagens internas da cabeça do paciente. Apesar do nome relacioná-lo ao cérebro, o exame também pode registrar imagens de áreas como pescoço e orelhas, além dos seios da face e da mandíbula.
38 curiosidades que você vai gostar
1. Sintomas gerais para todos os tiposDor de cabeça;Visão turva e embaçada;Convulsões;Náuseas e vômitos sem causa aparente;Falta de equilíbrio;Alterações no humor e no comportamento;Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;Sonolência excessiva.
Sintomas da enxaquecaDor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte;Náuseas;Vômitos;Hipersensibilidade à luz (fotofobia), aos sons (fonofobia) e a certos odores (osmofobia), que se mantém de quatro a 72 horas e piora com o movimento;Irritabilidade;Depressão;Agitação.
Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.
Sempre que a dor vier acompanhada de outro sintoma neurológico focal o atendimento deve ser imediato. Atentar para fraqueza muscular em alguma parte do corpo, alteração de sensibilidade, confusão mental, alteração visual ou dificuldade para falar ou caminhar.
Como falar em código de segurança?
O que é o núcleo do sintagma nominal?
Como são classificadas as pontes?
Como escrever vários ou vários?
O que fazer com uma tora de madeira?
O que significa visceral vísceras?
Como tratar síndrome do comer noturno?
Como se escreve sessão de cinema?
Como evitar a tosse dos canis?
Qual é o certo tardinha ou tardezinha?