Os Estados Unidos são agora o maior exportador mundial de gás natural liquefeito, à medida que a crise de energia na Europa e a escassez na China aumentam a demanda por remessas americanas.
EUA e Rússia são responsáveis por 40% da produção mundial.
Os 10 países com as maiores reservas de gás natural do mundo Rússia zoom_out_map. 2/12 (Getty Images) ... Irã zoom_out_map. ... Catar zoom_out_map. ... Turquemenistão zoom_out_map. ... Estados Unidos zoom_out_map. ... Arábia Saudita zoom_out_map. ... Emirados Árabes zoom_out_map. ... Venezuela zoom_out_map.
A Petrobras, maior produtora do país, respondeu por 100,34 milhões de m³/d de gás em julho, alta de 0,4% ante um ano antes, enquanto a produção de petróleo somou 2,23 milhões de bpd, queda de 2,85% na mesma comparação.
No ano passado, o Brasil ocupou a 32ª posição no ranking dos países com as maiores reservas provadas de gás natural com 368,9 bilhões de m³. O Sudeste responde por 79% das reservas, sendo 62,5% no Rio de Janeiro.
21 curiosidades que você vai gostar
O Rio de Janeiro continua sendo o maior produtor de petróleo e gás natural do País, com 2,041 milhões de b/d, seguido de São Paulo, com 306,9 mil b/d. Já a bacia de Santos lidera a produção com 17 campos produtores e produção de 1,5 milhão de b/d, contra 1,064 milhão de b/d da bacia de Campos, obtida em 33 campos.
TópicosAustrália.Catar.China.Energia.Estados Unidos.Gás natural.Rússia.
A Rússia é o país que detém a maior reserva nacional de gás natural do mundo. O país tem 47,578 trilhões de metros cúbicos do combustível em seu território. Isto equivale dizer que os russos possuem 25% do total de gás natural existente no mundo.
Dados CIA apontam a Rússia como o país que detém a maior reserva do combustível no mundo, com 47,5 trilhões de metros cúbicosQatar.Turcomenistão.Arábia Saudita.Estados Unidos.Emirados Árabes.Nigéria.Venezuela.Argélia.
Os maiores produtores de carvão em 2010 foram China, Estados Unidos, União Europeia, Austrália, Rússia e Indonésia. A China responde por quase metade da produção mundial (3.240 milhões de toneladas em 2010) e tem reservas para 35 anos. Os maiores exportadores são Austrália, Indonésia, Canadá, Estados Unidos e Rússia.
Os países com maiores reservas de urânio são: Austrália, Cazaquistão, Canadá, Rússia, Namíbia, África do Sul, China, Niger e Brasil, nesta ordem (fonte: World Nuclear Association).
Praticamente 90% das reservas de carvão mineral, assim como das reservas de petróleo, encontram-se localizadas no hemisfério norte, bem como desertos, indicando que havia oceanos, onde atualmente quatro países detêm as maiores reservas: Rússia - 56.5% Estados Unidos -19.5% Ásia (China) - 9.5%
Os 10 países com as maiores reservas de gás natural do mundoRússia. Participação mundial: 21,4%. ... Irã Participação mundial: 15,9%. ... Catar. Participação mundial: 12%. ... Turquemenistão. Participação mundial: 11,7%. ... Estados Unidos. Participação mundial: 4,1%. ... Arábia Saudita. Participação mundial: 3,9%. ... Emirados Árabes. ... Venezuela.
a) Verdadeiro – Essas quatro unidades federativas (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo) são as maiores produtores de petróleo no Brasil: o Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país; o Rio Grande do Norte é o maior produtor nacional de petróleo em terra; os estados do Espírito Santo e ...
Há reservas de carvão no Brasil nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, em grande quantidade e também, nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre, sendo que, nestes últimos, a quantidade é economicamente pouco relevante.
Atualmente, três países são responsáveis por mais da metade da produção de Urânio, sendo o Canadá o maior produtor mundial com 9,8 mil ton/ano, seguido pela Austrália com 7,6 mil ton/ano e Cazaquistão com 5,2 mil toneladas/ano.
O depósito de Santa Quitéria está localizado na parte central do Estado do Ceará, a cerca de 45 Km a sudeste da cidade de Santa Quitéria. A jazida de Santa Quitéria possui reservas geológicas de 142,5 mil toneladas de urânio associado ao fosfato.
O carvão mineral nacional, quantitativamente suficiente para a obtenção de coque siderúrgico, não o e qualitativamente, tendo as indústrias restrições ao seu uso, devido ao grau de impurezas, cinzas e enxofre que contém.
O carvão mineral no Brasil abastece a economia, em especial as usinas termelétricas que consomem cerca de 85% da produção. Já a indústria de cimento no país é abastecida com aproximadamente 6% desse carvão. Restando 4% para produção de papel celulose e apenas 5% nas indústrias de alimentos, cerâmicas e grãos.
Carvão mineral traz vantagens e desvantagens quando o assunto é geração de energia. Vantagens porque a fonte de energia que garante maior custo-benefício e é relativamente fácil de ser encontrada, porém a desvantagem é de ser o combustível fóssil que mais danos provoca danos ambientais.
Em 1998, o urânio começou a ser explorado em Caetité, na Bahia, uma área onde existe uma reserva de 100.000 toneladas do minério. A Unidade de Concentrado de Caetité tem capacidade de produzir atualmente cerca de 400 toneladas/ano de concentrado de urânio, o suficiente para abastecer as usinas Angra 1 e Angra 2.
De onde o Brasil extrai urânio? Atualmente, há uma única mina de extração de urânio no país, a mina de Caetité, na cidade de Lagoa Real (BA). Uma nova mina, em Santa Quitéria, no Ceará, deve entrar em operação nos próximos anos.
A jazida onde está a Mina de Itataia é a maior fonte de urânio físsil do Brasil e também é rica em fosfato.