Cada um tem o seu jeito de lidar com a perda de um ente querido. Não há certo ou errado aqui. Mesmo que seu amigo esteja reagindo de uma forma que você jamais reagiria, deixe-o expressar os sentimentos represados sem ficar julgando ele. Esteja pronto para conhecer uma face nova do seu amigo.
Luto precisa ser vivenciado “Quando há o luto patológico, com sintomas mais graves e mais prolongados, existe a necessidade do paciente ser assistido por uma equipe de saúde mental, composta por psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional.
Lembrar de todas as coisas positivas sobre ela pode ajudar o seu amigo a suportar melhor a dor da perda. Caso você e seu amigo sigam uma religião, ofereça-se para orar por ele e a família dele. Se ele for ateu, diga que você sente profundamente a perda dele.
Ofereça ajuda de verdade. Pergunte ao seu amigo como você pode ajudar a tornar a vida dele mais fácil nos primeiros meses após a perda do ente querido. Muita gente vai falar isso, mas só da boca para fora. Se você quer mesmo fazer diferença para ele, pergunte sobre coisas concretas que você pode fazer por ele ou a família dele.
O livro Ajudando Adolescentes a Lidar com a Morte * diz: “Simplesmente não existe um padrão de como as pessoas lidam com a morte.” O mais importante é que você não tente reprimir seus sentimentos. Por quê? Reprimir os sentimentos pode fazer mal.
Quem é o Kazekage que Orochimaru matou?
Quais são as perguntas de um psicólogo?
Quais os deveres de um perito?
Qual área da biologia ganha mais?
Quais são os principais problemas de uma empresa?
Pode tomar dois comprimidos juntos?
Quais os principais tipos de fungos?
O que acontece se não desligar o celular no avião?
O que deve conter um planejamento estratégico?
Como pode ser definida a pessoa jurídica?
Como as lagartixas ficam presas no teto das casas?
Quantas bactérias existem no mundo?