Seus principais pilares são a Saúde, a Assistência Social e a Previdência....Os três pilares da seguridade social
Na Constituição Brasileira de 1988 o termo Seguridade Social é utilizado pela 1ª vez, composta pelo tripé: Saúde, como direito de todos, Previdência, de caráter contributivo, e Assistência Social, para os que dela necessitar.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
As contribuições a cargo da empresa provenientes do faturamento e do lucro, destinadas à Seguridade Social, além do disposto no art. 22, são calculadas mediante a aplicação das seguintes alíquotas: I - 2% (dois por cento) sobre sua receita bruta, estabelecida segundo o disposto no § 1° do art.
Ainda que o salário mínimo da aposentadoria e as políticas públicas dos sistemas de saúde e de assistência social se mostrem insuficientes para atender a toda a população, a Seguridade Social se divide em três pilares: Assistência Social; Saúde; Previdência Social.
O objetivo da previdência social é a proteção do segurado em caso de doença, invalidez, morte, idade avançada, maternidade, desemprego, bem como de seus dependentes, através da pensão por morte e do auxílio reclusão, além do pagamento do salário-família ao segurado (art. 201, da CF/88).
Os princípios específicos do direito da seguridade são o da solidariedade, que é implícito, o princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, o da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, o da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, ...
A Assistência Social é destinada a quem dela necessitar. Ambas prescindem de contribuição à Seguridade Social para efeitos de fruição.” (ALENCAR, 2007, p. 25). Ou seja, apenas a Previdência tem o caráter eminentemente contributivo.
A Ordem dos Contabilistas Certificados elaborou este simulador para cálculo da base de incidência contributiva para a Segurança Social, dos trabalhadores independentes, previsto nos artigos 132.º e seguintes do Código dos Regimes Contributivos do Sistema de Previdência Social (CRC), face às alterações signifi- cativas introduzidas neste regime.
No caso, a natureza jurídica da Seguridade Social deixa o ramo do direito privado, passando a integrar o direito público de forma definitiva, na medida em que, tem por objetivo cobrir “riscos” sofridos pelos cidadãos brasileiros e, em alguns casos, pelos estrangeiros. Neste contexto, é importante a complementação de Rossetti:
É, portanto, um sistema de proteção social que abrange os três programas sociais de maior relevância: a previdência social, a assistência social e a saúde. O sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência.
Quem é o antagonista de Iracema?
Quais são os sintomas de endometriose no intestino?
O que é frações redutíveis e irredutíveis?
Como se diz sorte em tupi-guarani?
Quais bancos consultam o Serasa?
O que é um preposto da empresa?
Como ativar cursor em notebook?
Quando os ângulos são congruentes?
Quantos dias a barata pode viver sem a cabeça?
Qual é a Pedra do orixá Iemanjá?
Que tipo de elemento emite radiação?
Qual é o significado de commodities?
O que foi a peste negra e como ela se propagou na Europa?
O que faz um Notário de cartório?
Quais são as características do planejamento operacional?