Seus principais pilares são a Saúde, a Assistência Social e a Previdência....Os três pilares da seguridade social
Na Constituição Brasileira de 1988 o termo Seguridade Social é utilizado pela 1ª vez, composta pelo tripé: Saúde, como direito de todos, Previdência, de caráter contributivo, e Assistência Social, para os que dela necessitar.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
As contribuições a cargo da empresa provenientes do faturamento e do lucro, destinadas à Seguridade Social, além do disposto no art. 22, são calculadas mediante a aplicação das seguintes alíquotas: I - 2% (dois por cento) sobre sua receita bruta, estabelecida segundo o disposto no § 1° do art.
Ainda que o salário mínimo da aposentadoria e as políticas públicas dos sistemas de saúde e de assistência social se mostrem insuficientes para atender a toda a população, a Seguridade Social se divide em três pilares: Assistência Social; Saúde; Previdência Social.
O objetivo da previdência social é a proteção do segurado em caso de doença, invalidez, morte, idade avançada, maternidade, desemprego, bem como de seus dependentes, através da pensão por morte e do auxílio reclusão, além do pagamento do salário-família ao segurado (art. 201, da CF/88).
Os princípios específicos do direito da seguridade são o da solidariedade, que é implícito, o princípio da universalidade da cobertura e do atendimento, o da uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais, o da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, ...
A Assistência Social é destinada a quem dela necessitar. Ambas prescindem de contribuição à Seguridade Social para efeitos de fruição.” (ALENCAR, 2007, p. 25). Ou seja, apenas a Previdência tem o caráter eminentemente contributivo.
A Ordem dos Contabilistas Certificados elaborou este simulador para cálculo da base de incidência contributiva para a Segurança Social, dos trabalhadores independentes, previsto nos artigos 132.º e seguintes do Código dos Regimes Contributivos do Sistema de Previdência Social (CRC), face às alterações signifi- cativas introduzidas neste regime.
No caso, a natureza jurídica da Seguridade Social deixa o ramo do direito privado, passando a integrar o direito público de forma definitiva, na medida em que, tem por objetivo cobrir “riscos” sofridos pelos cidadãos brasileiros e, em alguns casos, pelos estrangeiros. Neste contexto, é importante a complementação de Rossetti:
É, portanto, um sistema de proteção social que abrange os três programas sociais de maior relevância: a previdência social, a assistência social e a saúde. O sistema de seguridade social, em seu conjunto, visa a garantir que o cidadão se sinta seguro e protegido ao longo de sua existência.
Qual a moeda que mais valorizou hoje?
Quanto tempo demora para tirar a nacionalidade portuguesa?
Como tirar o cheiro de urina de gato do sofá?
Como tirar o gosto de amargo do arroz doce?
O que é bom para cisto pilonidal?
Qual certificado usar para Conectividade Social?
Como renovar curatela definitiva?
Como renomear vários arquivos via comando?
Tem que pagar Duda para renovar identidade?
Como aliviar sintomas pé mão boca?
Como renovar minha credencial do Sesc?