A força de atrito surge em sentido contrário ao movimento de um objeto. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento. A força de atrito depende de dois fatores: ... Quanto mais “lisos” ou “polidos” estiverem os objetos em contato, menor será a força de atrito.
Para calcular a força do atrito dinâmico, utiliza-se a expressão: Fatd = μd. N, donde μd corresponde ao coeficiente do atrito dinâmico e N, a força normal.
Assim, o trabalho realizado pela força resultante pode ser calculado pela soma algébrica WFR = WF1 + WF2 + WF3 + WF4 + WF5 ou por WFR = FR. dAB. cosθ onde FR é a intensidade da soma vetorial e θ é o ângulo entre a força resultante e o deslocamento.
Plano inclinado fórmulas
Como a força elétrica é F = q.U, então podemos escrever q.E.d = q.U ou simplesmente: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um caso no qual o campo elétrico é uniforme, essa equação relaciona a diferença de potencial elétrico entre duas superfícies equipotenciais, com distâncias entre elas.
Sendo assim, para calcular o trabalho da força elástica nessa ocasião, basta usar a fórmula T = Fe x d, em que:
Para cada um dos tipos de força de atrito, há fórmulas que calculam a quantidade de força de atrito aplicada sobre um determinado objeto, em uma situação em específica. Sendo que as siglas representam: F = força de atrito estático. Na fórmula, as siglas representam: F = força de atrito dinâmico.
A intensidade da força de atrito depende de duas coisas: Da força normal N às superfícies em contato; Da natureza das superfícies em contato, expressa pelo coeficiente de atrito μ. O módulo da força de atrito estático ou cinético é igual ao produto do coeficiente de atrito pelo módulo da força normal às superfícies em contato.
Um exemplo interessante da aplicação da força de atrito está nos postos de abastecimento. Cerca de 20% da gasolina consumida por um automóvel é utilizada para compensar o atrito das peças do motor e da transmissão.
Dependendo da superfície e do corpo, há dois tipos de força atrito: atrito estático e o atrito dinâmico. Note que a força de atrito será ligeiramente maior quando o corpo está a ponto de se deslocar (atrito estático) do que quando ela está em movimento (atrito cinemático ou dinâmico).
Como transmitir NF-E para Sefaz?
O que fazer para vender meu livro?
Como transformar Km de Vantagens em combustível?
Como voltar a barra de pesquisa do Google?
Como identificar um alienígena no The Sims 4?
O que fazer para turbinar o computador?
Quanto tempo dura a Faculdade de perito criminal?
Qual deve ser o papel do aluno protagonista na sala de aula?
Como ser um professor no Brasil?
Como faz para ser representante de marcas de roupas?
Como dividir o nome do sobrenome no Excel?
Como lavar o cobertor de bebê?
Como ser mais produtivo à noite?
Como a psicologia pode ajudar na esquizofrenia?
Quanto custa uma consultoria de Instagram?