Avaliando esse raciocínio lógico (silogismo categórico), temos como exemplo: “Todos os homens são mortais. Sócrates é homem, Logo, Sócrates é mortal.”
Exemplos de silogismos
“Todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal”. “Logo, Antônio é mortal” (conclusão).
Exemplo: O cão ladra (premissa maior). Aquele grupo de estrelas é o cão (premissa menor). Logo, aquele grupo de estrelas ladra (conclusão) . Este silogismo, embora aparente possuir apenas três termos, tem de fato quatro termos.
Regras do silogismoTodo silogismo contém somente três termos: maior, médio e menor;Os termos da conclusão não podem ter extensão maior que os termos das premissas;O termo médio não pode entrar na conclusão;O termo médio deve ser universal ao menos uma vez;De duas premissas negativas, nada se conclui;
O silogismo é o argumento que, segundo Aristóteles, possui três características: é mediado, dedutivo e necessário. O silogismo é mediado, pois não é apreendido imediatamente da percepção, mas deve usar o raciocínio para compreender o real.
40 curiosidades que você vai gostar
Silogismo, que tem origem na palavra grega syllogismos (“conclusão” ou “inferência”), é uma forma de raciocínio baseada na dedução. Esta linha de pensamento, criada pelo filósofo Aristóteles, utiliza duas preposições iniciais para se chegar a uma terceira, que no caso é a conclusão.
As principais características da lógica no pensamento aristotélico são: instrumental, formal, propedêutica ou preliminar, normativa, doutrina da prova e geral e atemporal. Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática nem produtiva, mas um instrumento para as ciências.
Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão.
A falácia é um tipo de argumento utilizado com a intenção de parecer correto, porém quem opta por esse recurso geralmente omite algumas informações por trás do discurso. Por definição, a falácia se refere a qualquer ideia equivocada ou falsa crença em algo. Como, por exemplo, na frase “nenhum homem presta”.
Quanto pesa uma colher de sopa de farinha?
Como se escreve 66 em números ordinais?
Quando você falta na sexta desconta sábado e domingo?
Quem são os agentes etiológicos?
Qual a decomposição em fatores primos do número 150?
Qual é o número de registro da CNH?
Como é feito canal no dente dói?
Quanto tempo de estabilidade tem depois da licença maternidade?
Como saber se sou auto imune ao Covid?
O que colocar no corretivo de maquiagem para amolecer?
Qual é a velocidade de um caça?
Qual o outro nome dado a Lei de Emergência cultural?