Qual o elemento subjetivo do crime de dano simples e sua finalidade?

Pergunta de Helena Erica Carvalho Ribeiro em 27-05-2022
(6 votos)

“o elemento subjetivo do tipo do crime de dano é simplesmente o dolo, a vontade de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia. O tipo não exige qualquer outro elemento subjetivo ulterior” (Código Penal Anotado.

O que é elemento subjetivo e objetivo do crime?

Os elementos que compõem o tipo objetivo são: autor da ação, uma ação ou uma omissão, um resultado, nexo causal e imputação objetiva. O tipo subjetivo reúne todas as características subjetivas direcionadas à produção de um tipo penal objetivo.


O que é crime de dano simples?

Assim, o crime de dano é previsto do artigo 163 do Código Penal, consistente em destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, com pena de detenção, de um a seis meses, ou multa (o chamado dano simples).

Qual o objeto material do crime de dano?

Objeto Material: Coisa alheia móvel ou imóvel. (coisa abandonada) / ausente a condição de “alheia”. Obs:“res desperdicta” (coisa perdida), no entanto, pode constituir objeto material do crime de dano, tendo em vista que possui um dono (alheia). ... Não existe crime de dano culposo.

Qual a natureza do crime de dano?

São exemplos de crimes de dano: homicídio, lesões corporais, peculato, roubo, estupro etc. Em termos de específica tipicidade, no entanto, denomina o Código Penal como crime de dano, limitado à esfera patrimonial, o fato de destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia.

ELEMENTOS SUBJETIVOS DO TIPO - Teoria do Crime


44 curiosidades que você vai gostar

Qual o artigo do crime de dano?

Prevê o artigo: Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.

Qual a ação penal do crime de dano?

O art. 167 o Código Penal dispõe que, no crime de dano, a ação penal será privada nos casos do caput do art. 163 (destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia) e no inciso IV de seu parágrafo único (qualificadora por ter sido o crime cometido por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima).

O que é crime formal e material?

Crime material: é aquele que prevê um resultado naturalístico como necessário para sua consumação. São exemplos o delito de aborto e o crime de dano. Há quem o chame de crime de resultado. Crime formal: é aquele que descreve um resultado naturalístico, cuja ocorrência é prescindível para a consumação do delito.

O que é crime formal material e de mera conduta?

Crime material: produz resultado e exige-se a ocorrência resultado para sua consumação. Quando este não é atingido, estaremos diante da tentativa. Crime formal: produz resultado, mas independentemente do resultado há crime. Há previsão sim de tentativa.



Outras questões

Qual o sinônimo de tradição?

O que é um filosofo dogmatico?

O que foi feito sinônimo?

Quais são os três músculos do coração?

Quais são as fases do dente?

O que e numero irracional?

Quanto tempo vive um peixe de aquario?

Qual é a cidade mais globalizada do mundo?

Quanto tempo dura a queda de cabelo após o parto?

O que é um processador e qual a sua função?

Como escrever a um juiz?

O que se entende por filosofia?

O que fazer para diminuir o calor no ambiente?

Que significa quad core?

Quanto tempo demora para trocar janela?

O que é callback?

Como faço para receber o auxílio-doença?

Por o trans?

Como por css em html?

O que e sujeito?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com