A exposição à luz azul durante a noite (em especial momentos antes de deitar) reduz a produção e a liberação de melatonina, o que pode prejudicar o sono, contribuir para o desenvolvimento de alterações metabólicas e aumentar o risco de inúmeras doenças.
Presente na maioria dos celulares, a luz azul ajuda a regular o relógio biológico, chamado de circadianismo ou ciclo circadiano.
Efeitos prejudiciais da luz azul
Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono.
“A luz vermelha ajuda a manter ou aumentar o nível de atividade mental sem suprimir a produção de melatonina, hormônio que regula o sono, diferentemente da azul”, diz Mariana.
26 curiosidades que você vai gostar
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
A luz acesa à noite é um dos fatores externos que mais podem afetar o sono. A luz influencia nosso relógio interno por meio de células especializadas “sensíveis à luz” presentes na retina de nossos olhos, que dizem ao cérebro se é dia ou noite.
Afinal, qualquer claridade, por menor que seja, é capaz de prejudicar o sono. “O ideal é um ambiente escuro e sem ruído para ter um descanso reparador, sem interrupções e acordar disposto no dia seguinte”, alerta.
Ela é ruim para os seres humanos, principalmente à noite. Isso acontece porque a luz azul violeta, presente nas fontes artificiais, como smartphones, TVs e lâmpadas de LED, induzem o nosso cérebro a pensar que ainda é dia. Dessa forma, atrapalham o nosso ciclo circadiano, comumente conhecido como relógio biológico.
Usar o celular à noite, antes de dormir, pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono, e ainda aumentar as chances de depressão ou de pressão alta.
Luz do celular é altamente prejudicial para seu cérebro e corpo: saiba o que acontece. Além de provocar dores no pescoço, problemas de coluna, postura e visão, o uso excessivo de celular ainda pode ser prejudicial ao cérebro e ao resto do corpo somente por causa da luz que emite.
A iluminação artificial do celular provoca uma reação no cérebro e diminui a produção de melatonina, hormônio do sono. Sendo assim, você tende a ter mais dificuldade para pegar no sono. Até o menor sinal de iluminação do aparelho (quando está carregando, por exemplo), pode prejudicar esse hormônio.
Quatro dicas para se proteger da luz azul, presente em aparelhos eletrônicosUse filtro solar. Pode parecer batida, mas a dica segue extremamente válida. ... Suavize as luzes do celular. ... Aposte nos antioxidantes.Hidrate a pele.
A exposição noturna à luz durante o sono pode afetar não só sua saúde mental, mas também seu metabolismo. De acordo com um novo estudo, até mesmo uma única noite de sono com algum abajur ligado afeta de forma aguda as medidas de resistência à insulina.
Mas, afinal, por que é importante dormir no escuro ? De acordo com especialistas em sono, o nosso corpo é programado para dormir quando escurece e acordar com a claridade. A luz à noite pode alterar os ciclos biológicos e a produção de hormônios, como a melatonina e cortisol.
Na contramão da velha crença popular, difundida principalmente pelos mais antigos, Omar Assae, oftalmologista do Hospital Cema, em São Paulo, responde que não, ler no escuro não prejudica a visão.
Conheça as 5 fases do sono, onde o cérebro produz ondas e diminui a tensão muscular.1ª fase - Fase do adormecimento. ... 2ª fase - Fase de sono mais leve. ... 3ª fase - Introdução ao sono profundo. ... 4ª fase - Sono profundo. ... 5ª fase - Sono REM:
A produção de melatonina depende da escuridão para acontecer, portanto a luz pode ser considerada a grande vilã do sono. A detecção da diminuição da luz natural no final da tarde pela retina é o gatilho para a glândula pineal iniciar a produção do hormônio do sono.
O ciclo dos recém-nascidos é de aproximadamente 50 minutos. Nessa fase, o sono começa com um período inicial de sono REM, e cada ciclo de sono inclui a mesma quantidade de sono REM e NREM. Não há diferenças nas distribuições de sono REM e NREM entre o início e o final da noite .
A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.
Como se proteger? O melhor aliado contra a luz azul é o protetor solar e o cuidado diário da pele. “Ele ajuda não só a reverter danos causados pela luz solar, como também pela luz emitida pelos aparelhos eletrônicos”, conta o expert. É por isso que é tão importante, mesmo em casa, usar protetor solar diariamente.
Recomendações para evitar a luz azulUse esses aplicativos para regular a luminosidade do celular.Evite usar Smartphones de 2 a 3 horas antes de dormir.Use lente de óculos com filtro de luz azul.Use óculos com proteção UV.
Filtros de luz azul e óculos de proteção
Alguns são feitos com vidro temperado fino que também protege a tela do seu dispositivo de arranhões. Como mencionado acima, os óculos para computador também podem ser úteis para reduzir a exposição à luz azul das telas de computadores e/ou outros dispositivos digitais.
Celulares e radiação não ionizante
Em outras palavras, elas têm baixa frequência e baixa energia, e não causam danos ao organismo humano, como os raios-X. De acordo com o National Cancer Institute, "não há atualmente nenhuma evidência consistente de que a radiação não-ionizante aumente o risco de câncer em humanos.
A física Emico explicou que, por outro lado, não há material científico que assegure que dormir especificamente com o celular sob o travesseiro não traga riscos. “A questão é polêmica, então não é recomendável fazer isso. Se não consegue se desligar, recomenda-se deixar o equipamento a uns 30 cm da cabeça”, orienta.
Qual é o principal objetivo da metodologia de programação estruturada?
Qual a diferença do Procon para o Juizado de Pequenas Causas?
Quais são os quatro conceitos fundamentais da psicanálise?
Quais são os costumes coreanos?
Qual a característica da sociologia brasileira nesta década 50?
Como desassociar um cartão Riocard?
Quais os principais motivos da migração no Brasil?
É crime acumular cargos públicos?
O que é preposição em matemática?
Como Percy Jackson matou Medusa?
Quando é cabível a restituição em dobro?
Qual a importância ecológica dos moluscos?
Qual era a cor tradicional do Papai Noel?
Como a Revolução Industrial contribuiu para o mundo do trabalho?