Muitas pessoas acordam pela manhã e logo buscam a primeira dose de café para conseguir despertar de vez. Esse efeito acontece graças à cafeína, um fitoquímico com ação estimulante capaz de aumentar o estado de alerta e a concentração.
No nosso organismo a cafeína é absorvida e atinge a corrente sanguínea após entre 40 minutos a 2 horas de seu consumo, sua velocidade de absorção pode ser prolongada de acordo com a presença de alimento no trato gastrointestinal. Sua metabolização ocorre no fígado principalmente pela ação da enzima CYP1A2.
A cafeína (trimetilxantina) é uma droga psicotrópica do grupo dos estimulantes do sistema nervoso central. Em geral, os seus efeitos sobre o organismo consistem em aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.
O efeito antinociceptivo da cafeína ocorre pelo bloqueio de receptores de adenosina, que são importantes para sensibilização dos nociceptores na transmissão do sinal doloroso.
A cafeína é um potente estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), uma vez que aumenta a atividade mental e de alerta e estimula o centro respiratório. Ela também reduz a fadiga, podendo aumentar a capacidade para realizar determinadas tarefas.
A cafeína produz efeito analgésico aditivo quando administrada simultaneamente, em especial, a anti-inflamatórios não hormonais.
A cafeína atua no sistema nervoso central como um estimulante direto por inibir a ação da adenosina, sendo esta substância uma participante do sistema de freio do cérebro, funcionando como um discreto calmante.
“A cafeína é uma xantina que age no sistema nervoso central ao melhorar a resposta dos neurotransmissores, causando insônia e agitação psicomotora. No entanto, ela também afeta o sistema cardíaco e respiratório e, em altas doses, estimula a produção de secreções do trato gastrointestinal, como o ácido clorídrico.
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que ocorre naturalmente dentro sobre 60 espécies de plantas e é usada em diversos alimentos, bebidas e medicamentações. Os Estados Unidos a administração de alimento e de drogas classificam a cafeína como um aditivo de alimento e uma droga.
Ela atua no sistema nervoso autônomo e seu mecanismo de ação inibe os receptores de adenosina. A adenosina é um neurotransmissor que age no controle da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da temperatura corporal. É ela que induz as sensações de sono e cansaço.
Como a cafeína atua no corpo. Uma vez no corpo, a cafeína rapidamente começa a desencadear reações: em 45 minutos já é absorvida, processada e está livre para circular pela corrente sanguínea. O pico dos efeitos da cafeína se dá nas 5 horas seguintes à ingestão, podendo demorar até 40 horas para ser totalmente eliminada do corpo.
Os efeitos da cafeína dentro do nosso organismo já são hoje melhor compreendidos pela ciência. Os benefícios ou prejuízos vão depender de um detalhe: a dose.
Mas atenção: segundo a pesquisa, a relação só funciona para quem não está habituado a ingerir café. Segundo estudo realizado na França, pessoas que consomem cafeína têm mais facilidade para focar em alguma tarefa, mesmo quando estão fatigadas. Contudo, consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.
Dependendo da dose, a substância pode ser uma aliada no combate à depressão — ou intensificar a sua ansiedade. Entenda como o café pode afetar seu organismo Descubra o que a cafeína faz com seu corpo e seu cérebro. Acima: mulher segurando uma xícara de café. (Foto: Tyler Nix/Unsplash)
Quais as 3 práticas de cuidados com cateteres indispensáveis?
Como foi construído o farol no meio do mar?
Quem paga a reforma do Pesadelo na Cozinha?
Como funciona o cancelamento de passagem aérea?
Como prorrogar parcela financiamento Bradesco?
Qual alimentação de uma criança de 4 anos?
Como funciona os 30 da empresa e 70 do governo?
Como reduzir tamanho de vídeo celular?
O que fazer para reduzir volume de água nas torneiras?
Como acontece a regeneração do corpo humano?
O que faz um vídeo ficar pesado?
Quando passou a valer a regra 85-95?
O que podemos fazer para minimizar os desastres ambientais?