Próclise é o uso do pronome antes do verbo. ... Além disso, vale destacar que “ele”, também pronome pessoal do caso reto, não pode vir após o verbo. Então, segundo o padrão formal da língua, o correto é usar pronomes pessoais do caso oblíquo: “eu o vi” ou “eu a vi”.
O pronome “lhe” é usado para substituir o complemento de um verbo transitivo indireto, ou seja, que exige a preposição (a, para ) como antecedente. Logo, orações como: Quero lhe abraçar ou Não lhe conheço são equivocadas, pois os verbos “abraçar” e “conhecer” são transitivos diretos, não exigem preposição.
“EU TE VI” OU “EU VI-TE” ?
É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. ... Essa inversão só pode ser feita se a frase tiver alguma palavra atrativa antes do verbo: Ex.: Alguém se livre…
Uma alternativa intermediária seria o uso de pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) no início das frases, justificando a próclise (fenômeno de colocação em que o pronome vem antes do verbo). Exemplo: Eu te amo!
Como é que se fala milho em inglês?
Como se declarar para a pessoa que você ama?
Quem nomeia o perito judicial?
Como dar uma playlist de presente Spotify?
Como são as questões de Matemática do Enem?
Como se declarar para uma amiga frases?
Quem tem miastenia gravis pode trabalhar?
Quais são as formas de dar carinho?
O que tem dentro do rolo compactador?
Como é a educação dos guaranis?