Em sua definição, o estigma é uma cicatriz, uma marca visível (como os “estigmas da varíola”), podendo ser tanto um sinal infamante ou vergonhoso, como um sinal natural do corpo; nos dois casos, assinala uma distinção, isolando e, ao mesmo tempo, reunindo os possuidores de um mesmo atributo.
O conceito de "estigma" está associado a uma conotação negativa e depreciativa, enquanto processo social que reduz o acesso à saúde por parte de indivíduos e grupos afetados.
Para a sociologia o conceito de estigma social está relacionado com a categorização de um grupo por outro, conferindo-lhe um grau inferior de status social. ... Esse processo é perverso porque a identidade atribuída por um grupo a um indivíduo ou grupo social pode passar a identidade que este mesmo grupo se auto atribui.
Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. 8), ou seja, é a condição de não possuir atributos consi- derados importantes por um grupo social (Becker & Arnold, 1986).
O termo estigma, entre os antigos gregos, designava "sinais corporais com os quais se procurava evidenciar alguma coisa de extraordinário ou de mau acerca do estatuto moral de quem os apresentava"; tratava-se de marcas corporais, feitas com cortes ou com fogo, que identificavam de imediato um escravo ou um criminoso, ...
41 curiosidades que você vai gostar
O estigma conduz à discriminação negativa do indivíduo com transtorno mental e, consequentemente, a prejuízos e desvantagens como reveses frequentes, serviços de saúde ruins e dificuldade de acesso a cuidados.
O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito; em situações extremas, é nomeado como "defeito", "falha"ou desvantagem em relação ao outro; isso constitui uma discrepância entre a identidade social virtual e a identidade real.
Importante destacar que Goffman distingue três diferentes tipos de estigmas: as abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade, crenças falsas, etc); estigmas tribais de raça, nação e religião.
Basicamente, pode-se definir estigma também como uma visão negativa que uma sociedade possui com relação a um comportamento determinado ou de uma doença de que padece alguém. Em tal sentido, estigma desaprova em coletividade uma característica apresentada por uma pessoa.
Como se lê 300 em número ordinal?
Como juntar áudios de Whatsapp iPhone?
Como se diz 150 em números ordinais?
Quais são os tipos de perfis de clientes?
Quais são os órgãos da estrutura do Poder Judiciário Trabalhista?
Qual a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas no vácuo?
Qual o remédio bom para limpar o pulmão?
Em que locais pode ser realizada a mediação cultural?
Quando as etapas de produção se atrasa é sinal de que?
O que fazer com funcionários indisciplinados?
Quantas sílaba tem a palavra viagem?
Como se escreve o número 100 em inglês por extenso?
Como é 200 em números ordinais?
Como fazer um cálculo de um quarto?
Sou obrigada a ter um advogado para me divorciar?