Em sua definição, o estigma é uma cicatriz, uma marca visível (como os “estigmas da varíola”), podendo ser tanto um sinal infamante ou vergonhoso, como um sinal natural do corpo; nos dois casos, assinala uma distinção, isolando e, ao mesmo tempo, reunindo os possuidores de um mesmo atributo.
O conceito de "estigma" está associado a uma conotação negativa e depreciativa, enquanto processo social que reduz o acesso à saúde por parte de indivíduos e grupos afetados.
Para a sociologia o conceito de estigma social está relacionado com a categorização de um grupo por outro, conferindo-lhe um grau inferior de status social. ... Esse processo é perverso porque a identidade atribuída por um grupo a um indivíduo ou grupo social pode passar a identidade que este mesmo grupo se auto atribui.
Portanto, o estigma é a “situa- ção do indivíduo que é inabilitado para a aceitação social plena” e refere-se a “um atributo profun- damente depreciativo” (Goffman, 1982, p. 8), ou seja, é a condição de não possuir atributos consi- derados importantes por um grupo social (Becker & Arnold, 1986).
O termo estigma, entre os antigos gregos, designava "sinais corporais com os quais se procurava evidenciar alguma coisa de extraordinário ou de mau acerca do estatuto moral de quem os apresentava"; tratava-se de marcas corporais, feitas com cortes ou com fogo, que identificavam de imediato um escravo ou um criminoso, ...
41 curiosidades que você vai gostar
O estigma conduz à discriminação negativa do indivíduo com transtorno mental e, consequentemente, a prejuízos e desvantagens como reveses frequentes, serviços de saúde ruins e dificuldade de acesso a cuidados.
O estigma é um atributo que produz um amplo descrédito na vida do sujeito; em situações extremas, é nomeado como "defeito", "falha"ou desvantagem em relação ao outro; isso constitui uma discrepância entre a identidade social virtual e a identidade real.
Importante destacar que Goffman distingue três diferentes tipos de estigmas: as abominações do corpo (deformidades físicas); as culpas de caráter individual (vontade fraca, desonestidade, crenças falsas, etc); estigmas tribais de raça, nação e religião.
Basicamente, pode-se definir estigma também como uma visão negativa que uma sociedade possui com relação a um comportamento determinado ou de uma doença de que padece alguém. Em tal sentido, estigma desaprova em coletividade uma característica apresentada por uma pessoa.
O que é necessário para promover a saúde?
Quais componentes fazem mal à pele?
Quanto tempo leva para subir de patente no Exército?
Qual é a função da acetilcolina?
Qual a melhor tinta Anti-mofo e umidade?
Como fazer um resumo expandido nas normas da ABNT?
Qual o horário de atendimento da Caixa Econômica Federal?
Quais as atividades recomendadas para os iniciantes em qualquer idade?
Como ver o local de prova do PAS 2022?
Como funciona o reembolso da Amazon no cartão de crédito?
Como fazer agachamento para aumentar glúteos?
Qual a função essencial da proveta?
Como fazer o truque do abacaxi para engravidar?
Quando foi criada a Constituição de 1988?