As infâncias precisam ser compreendidas como uma etapa da vida em si, e não a preparação para algo futuro. No Brasil, esta etapa de vida é compreendida como o período entre o nascimento e a adolescência, por volta dos 12 anos. ...
“A “descoberta” da infância teria de esperar pelos séculos XV, XVI e XVII, quando então se reconheceria que as crianças precisavam de tratamento especial, “uma espécie de quarentena”, antes que pudessem integrar o mundo dos adultos” ( HEYWOOD, 2004, p. 23).
Tomar a infância como uma descoberta na ótica de Ariès (1978) não significa negar a existência biológica das crianças, nem mesmo a falta de amor por elas, mas de considerar as transformações no modo como as pessoas, em especial, as famílias, passaram a ver as crianças e reconhecendo nelas a sua condição peculiar ...
Mas a concepção de infância vai sendo mudada conforme a sociedade passa a vê-la com um olhar mais centrado de que esta é um indivíduo que pertence à sociedade, que está inserido em sua cultura e dela aprende, tem "voz", ou seja, tem sua forma de vivê-la, e por esta é influenciada e a esta também influencia.
O sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças: corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essa consciência não existia. [...]" (Aries, 1981, p. ... [...]" (Ariès, 1981, p.
Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Isso porque acreditamos que todo indivíduo é único, independentemente dos anos vividos.
nossas sociedades industriais. Da indiferença aos dois sentimentos da infância: Paparicação: a criança se tornava uma fonte de distração e de relaxamento para o adulto. Exasperação: irritação com a atenção dedicada às crianças e disposição para controlar e disciplinar as crianças.
Assim, a noção de infância na modernidade se articula dentro de uma política de verdades, amparada pela autoridade do saber de seus porta vozes. (CIRINO apud
Philippe Ariès, um grande historiador francês, problematizou o conceito de infância e fez uma análise de três períodos distintos (que vai do século XIII ao século XVIII e do século XVIII à atualidade). Ele afirma que não havia distinção entre o mundo adulto e o infantil, as crianças viviam em meio ao universo dos adultos.
Segundo Solange Jobim e Souza , estes são apenas alguns dos fragmentos que compõem o contexto da infância contemporânea, Além desses, pode-se citar a cultura do consumo que, através da publicidade, descobriu a criança sozinha em casa, mandando nos pais.
Conclui que, no âmbito educacional, apesar de estudos mais recentes sobre a infância como construção social e as crianças como produtoras também de conhecimento, a criança ainda é percebida com um "vir a ser", sendo a educação um ato de formação da criança para o futuro. Palavras-chave: Infância ? Sociedade - Educação
Como representar graficamente a fração?
O que trabalhar na semana do carnaval?
Quais são as últimas notícias sobre volta às aulas?
Como trabalhar o Congado na escola?
O que é Natal Educação Infantil?
O que fazer no fim de semana para ganhar dinheiro?
Como fortalecer o períneo feminino?
O que é preciso para começar a vender roupas?
Como usar vaporizador facial Kingdom?
Qual melhor horário para fazer o teste clearblue?
Como usar o macro no teclado Warrior?
Como usar teste de gravidez Needs tira?
Como fazer o download de um livro?
Como fazer uma caricatura simples?
Como ativar o teclado no Apple Watch?