Para isso, Wundt ustilizava o método da INTROSPECÇÃO, com a finalidade de ganhar informações sobre os processos básicos da experiência consciente. ... E o filósofo e médico alemão, utilizava esse método justamente para poder ganhar informações a respeito dos processos básicos da experiência do consciente.
A introspecção é o ato em que a pessoa analisa seus estados mentais, tomando consciência deles. Crenças, imagens mentais, emoções, memórias (visuais, auditivas, tácteis, olfativas) e pensamentos são conteúdos mentais que são passíveis de intropecção.
Quais estruturas da mente foram investigadas primeiramente? As áreas investigadas por Wundt abrangeram os domínios da sensação, percepção, atenção, sentidos, reacção e associação. Com todas estas suas contribuições foi considerado por muitos o “Pai da psicologia experimental” .
O Estudo da Psicologia Consciente de Wundt Para ele, a consciência era ativa e organizava seu próprio conteúdo. Wundt concentrou-se no estudo da própria capacidade de organização da mente, no qual atribuiu o nome de voluntarismo ao seu sistema.
Wundt defende que o objeto de estudo da psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.
A fusão é um dos conceitos centrais no sistema psicológico de Wundt, denominado por ele de voluntarismo, que diz respeito à maneira pela qual a mente organiza as experiências por meio de um ato volitivo.
Considerado por Wundt a “ciência da experiência consciente”, o método introspectivo utilizava da introspecção, pois somente o indivíduo que passa por tal experiência é capaz de observá-la. Este método era conhecido como percepção interna. Veja também o significado de Behaviorismo e Comportamento.
O estudo da consciência Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto a experiência imediata tal como é dada direta e fenomenalmente ao observador.
Psicologia Para a área da Psicologia, a introspecção se refere ao primeiro método utilizado por Wilhelm Maximilian Wundt, com o objetivo de fazer uma autoanálise da mente para inspecionar e relatar pensamentos e/ou sentimentos pessoais. É o chamado método introspectivo ou introspecção psicológica.
Wilhelm Wundt (1832-1920) é geralmente considerado o pai da psicologia experimental. ... Em 1879, na Universidade de Leipzig, ele criou o primeiro laboratório dedicado à psicologia experimental. Ao fazer isso, ele separou a psicologia da filosofia e da biologia e tornou-se a primeira pessoa a ser chamada de psicólogo.
Tal fato pode ser explicado por diferentes fatores que, em parte, são decorrentes de características da obra de Wundt e, em parte, devem-se a fatores externos, de caráter histórico e político.
O estudo apresenta ainda a consideração dos elementos constituintes da consciência, suas formas compostas e as leis organizadoras de tais associações, concluindo com a discussão acerca da relevância da formulação psicológica wundtiana como exemplo de uma tentativa de estabelecimento da autonomia e coerência da Psicologia.
Esse artigo é uma continuação de Wilhelm Wundt - O pai da psicologia, para queira saber sobre a vida de Wilhelm Maximilian Wundt clique aqui. A introspecção é o ato em que a pessoa analisa seus estados mentais, tomando consciência deles.
Ele considerava que era compatível o reconhecimento dos elementos simples da consciência e a afirmação de que a mente consciente tem capacidade para proceder a uma síntese desses elementos em processos cognitivos de nível mais elevado. A metodologia a seguir deveria partir dos elementos básicos dos processos conscientes.
Precisa de advogado para ir no Procon?
Qual o nome do primeiro filho de Davi que teve com Bate-Seba?
Qual é pior rinite ou sinusite?
Como saber se o resistor de 1K?
Qual é o maior bioma é o menor bioma do Brasil?
Quanto o tráfico de maconha movimenta no Brasil?
Quem construiu as pirâmides do Egito antigo?
Pode fazer cirurgia de catarata só de um olho?