Número de fios Para se ter uma ideia, a maioria dos lençóis mais sofisticados possui a partir de 180 fios, porém é possível encontrar jogos de cama muito confortáveis com 150 fios. Isso porque o tipo e o acabamento do tecido são outros fatores que influenciam na qualidade e conforto.
Quanto maior o número de fios que se entrelaçam para formar os lençóis, mais macia, nobre – e cara – vai ser a roupa de cama. O número é a quantidade de fios presentes em uma polegada quadrada de tecido. Quanto mais fios por quadradinho, mais macia, nobre – e cara – vai ser a roupa de cama.
A maciez e a durabilidade do seu lençol é definida pela quantidade de fios por polegada no tecido. Para um conforto maior, o ideal é que o produto tenha, pelo menos, 200 fios.
Em geral, quanto mais fios tiver a trama dos lençóis de algodão, mais macios eles serão e, provavelmente, mais caros. Os jogos de cama de algodão oferecem uma variedade que parte de 150 fios e seguem aumentando: 200 fios, 300 fios, 400 fios, 800 fios e até 1.600 fios.
Um destaque é entre um lençol 150 fios que possui um toque suave e agradável com um lençol de 200 fios que também é 100% algodão porém pela quantidade de fios aplicado já se apresenta de forma mais macia e com um toque muito mais acetinado, o que irá gerar ainda mais conforto de uma durabilidade muito maior em relação ...
18 curiosidades que você vai gostar
Roupa de cama 150 fios
Geralmente essa roupa de cama é confeccionada em 100% algodão e um dos modelos mais simples de lençol e um dos mais baratos. ... Sua composição é totalmente antialérgica e representa um conforto menor, se considerado aos lençóis com maior quantidade de fios por polegada.
O percal é um tecido de algodão feito à base de tramas entrelaçada em ponto de tafetá, o que evita que ele desfie ou forme bolinhas com o uso. Na hora de sua confecção, os fios que formam a trama se cruzam um de cada vez.
Um lençol 400 fios é assim chamado por apresentar 400 fios por polegada quadrada de tecido em sua composição. Há uma variação considerável em relação à constituição têxtil dos principais tipos de lençóis disponíveis no mercado. O número pode variar entre 150 a 1000 fios ou mais.
Um tecido ter 100 ou 400 fios significa que em uma trama de 1 polegada quadrada (2,54 cm c 2,54 cm) do tecido é encontrada a quantidade especificada. Isso significa que um lençol de 100 e um de 400 fios terão a mesma espessura, com diferença significativa apenas na textura e densidade do tecido.
Por exemplo: o lençol 100% algodão de 150 fios, mesmo com uma quantidade menor de fios em sua trama, é macio por conta do bom material, mas o lençol de percal (a partir de 180 fios), que pode ser puro (100% algodão) ou misto (50% algodão e 50% tecido sintético), é ainda mais sedoso por conta da quantidade de fios.
A roupa de cama 180 fios costuma ser composta por algodão e poliéster. É conhecida como lençol de percal e esse tecido é difícil de amassar. Para que o produto dure mais, é importante cuidar na hora da lavagem para evitar o surgimento de bolinhas no tecido.
- Lençol de malha: A malha também é feita com 100% de algodão. A diferença está apenas na trama dos fios. A principal vantagem é que não precisa passar esse tipo de lençol. Ele também não forma bolinhas e é antialérgico.
Basicamente, quanto maior o número de fios, mais agradável e macio é o toque do lençol. Para se ter uma ideia, a maioria dos lençóis mais sofisticados possui a partir de 180 fios, porém é possível encontrar jogos de cama muito confortáveis com 150 fios.
Tipos de tecido do lençol
O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.
Sem dúvida, o algodão é a melhor fibra natural para bons lençóis, e se for algodão egípcio é melhor do que melhor. No entanto, a seda também é uma boa opção, pois não absorvem umidade e são muito frias para o verão, bem como bambu ou linho.
Esse número diz respeito ao número de fios existentes em uma polegada quadrada do tecido do lençol. Se houver mais fios, a roupa de cama fica mais macia, mais nobre e é claro que o custo também aumenta, mas a qualidade também. Esses fios são entrelaçados e são eles que compõe os lençóis, como se fosse um xadrez.
Diferenças entre o Percal, Algodão ou Microfibra
A grande diferença entre esses três tipos de tecido está na composição, o percal e o algodão são de origem vegetal (algodão), enquanto a microfibra é um tecido com origem sintética derivada do petróleo.
A diferença entre os dois tipos é que o puro costuma ser mais caro, mas apresenta maior maciez e durabilidade.
Lençol 300 Fios: em Bons Lençóis
Para um lençol ser bom, ele deve ter a quantidade de fios acima de 200. Por isso, o lençol 300 fios possui um ótimo custo benefício, já que é o mais trabalhado, macio e é um bom equilíbrio entre noites de calor e noites de frio.
O Percal 300 Fios é um tecido 100% poliester com toque extra macio e aveludado, devido a sua largura de 2,55m é indicado para peças de cama como lençóis, fronhas, capas de edredom, entre outros.
- Fio penteado: o algodão penteado é desenvolvido por um processo em que as fibras mais curtas são eliminadas, o que torna o tecido mais resistente e macio. - Fio retorcido: é desenvolvido através da torção de dois fios entre si, gerando um fio de algodão resistente.
Lençol Percal: a partir de 180 fios os lençóis passam a se chamar percal, que pode ser 100% algodão ou misto (50% algodão e 50% poliéster). Com a mistura do poliéster, o preço fica mais acessível e o produto não amassa muito, mas por outro lado, pode ter bolinhas indesejáveis, conhecidas como “pelling”.
Percal: bom preço e fácil de passar
O puro, por sua vez, é mais macio e durável, já que não forma aquelas bolinhas sobre o tecido. Vale acrescentar que o algodão puro é mais fresco do que o misto.
Tipos de tecido para lençol
Dentre os materiais mais comuns para a produção de lençóis estão: percal, cetim, seda, linho e poliéster. Todos eles têm suas vantagens e características especiais, que devem ser considerados no momento da escolha.
Quem busca um produto de maior durabilidade, para uso em ocasiões especiais, deve optar por edredons entre 350 e 600 fios. Para jovens, crianças e para uso diário, está de bom tamanho um modelo com 150 fios.
Quais são as causas da endocardite?
Onde começa e onde termina a Chapada Diamantina?
Como plantar a grama sempre verde?
O que acontece com a pessoa que tem Ebola?
Como plantar a semente do abricó-de-macaco?
Como plantar flores em caixas de madeira?
Como ganhar dinheiro com a Mary Kay?
Como preparar a garrafa PET para o plantio?
Como ganhar seguidores pelo Bume?
Quanto tempo dura um pé de couve?
Como saber se tenho pontos no cartão Mastercard?
Como Cultivar jabuticaba no quintal?