O endocrinologista é o médico responsável por avaliar todo o sistema endócrino, que é o sistema do corpo relacionado com a produção de hormônios que são importantes para diversas funções no organismo.
O endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo. Como são muitas, suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
O médico ginecologista faz a prescrição do estrogênio e da progesterona ou outros hormônios, caso haja realmente insuficiência. O consumo pode ser feito de forma injetável, gel, adesivos que são colocados na pele e comprimidos.
> Problemas de crescimento; > Distúrbios na menstruação; > Problemas com a menopausa. O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente tiver uma das condições citadas acima, ou ainda quando há um ganho ou perda de peso de forma acentuada e mudanças repentinas nos níveis de colesterol e gordura.
Em resumo, o endocrinologista trata, ainda: a obesidade, a hipertensão e o diabetes – doenças com grande incidência de pessoas do sexo feminino – e tumores na hipófise, no hipotálamo, na tiróide, nas glândulas supra-renais, no pâncreas e nas gônadas (ovários e testículos).
15 curiosidades que você vai gostar
A consulta com o endocrinologista, principalmente a primeira, será longa e extremamente detalhista. No primeiro encontro com o médico, ele perguntará sobre todo o histórico clínico do paciente, examiná-lo fisicamente e levantar informações como peso e medidas corporais.
É aí que surgem as dúvidas quanto à necessidade da reposição hormonal. “Uma vez que os sintomas têm origem na diminuição da produção de estrogênio, a reposição deste hormônio em baixas doses é o mais recomendado e pode ser feita com estrogênios sintéticos ou bioidênticos”, explica o Dr. Élvio.
Já para reposição hormonal, não tem erro: o profissional adequado é o endocrinologista. É ele quem tem condições de avaliar o impacto dos hormônios em seu organismo e identificar defeitos ou excessos, como doenças da tireoide, por exemplo.
Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?- ressecamento vaginal e diminuição da libido;- ondas de calor e sudorese;- insônia e irritabilidade;- dificuldades de atenção e memória.
O que é o Kindle e como funciona?
Como funciona a válvula de simultaneidade?
Como funciona o leilão Sodré Santoro?
Como funciona o pagamento do BPC?
O que é o BPC é quem tem direito?
Como saber se tenho direito ao auxílio maternidade?
Quando aparece a palavra Key no painel do Sentra?
Como colocar emoji deslizante no Facebook?
Como funciona o Autopago da Webmotors?
Como e quando usar os sinais de pontuação?
Como o conhecimento matemático foi construído?
Como deve ser trabalhado os gêneros textuais?
O que são requisitos funcionais exemplos?