Pontuação
Sinais de pontuação são recursos prosódicos que conferem às orações ritmo, entoação e pausa, bem como indicam limites sintáticos e unidades de sentido. Na escrita, substituem, em parte, o papel desempenhado pelos gestos na fala, garantindo coesão, coerência e boa compreensão da informação transmitida.
Os dois pontos marcam uma pequena suspensão no ritmo de uma frase não concluída. É usado para introduzir uma enumeração, o discurso direto, uma citação, um esclarecimento e um exemplo, entre outros. Descartes declarou: “Penso, logo existo”.
1 - PONTO ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. Ex.: Lembro-me muito bem dele. b) separar períodos entre si. Ex.: Fica comigo. Não vá embora. É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam uma unidade sintática.
O sinal de dois pontos possui a função de marcar, dentro de uma construção textual, uma breve pausa no discurso. Sabemos que, popularmente, é muito comum que essa função seja correlacionada a outro sinal de pontuação: a vírgula.
O ponto é o sinal de pontuação que se utiliza para marcar a pausa maior que pode ser conseguida dentro de um texto escrito. Com ele, a pausa é marcada tanto a nível sintático quanto oral. Existem diversos tipos de pontos e formas de uso, para saber como se usa cada um deles, leia nosso seguinte artigo de umComo.com.br.
Como usar a pomada diclofenaco?
Como saber a senha do Microsoft Teams?
Como colocar no currículo que aprendeu inglês sozinho?
Como trabalhar com placa protoboard?
O que significa a Outorga Onerosa do Direito de Construir?
Para que serve a Pirâmide de Maslow?
Qual classe social eu sou 2020?
O que foi a abertura dos portos às nações amigas?
Quais são minhas qualidades meus defeitos?
Quanto tempo demora uma penhora de imóvel?
Qual a empresa de cobrança do Santander?
Como saber minha nota no 99 passageiro?
Como instalar Cuphead para o celular?