Segundo a lei periódica proposta por Moseley, os elementos químicos são agrupados em ordem crescente de número atômico (Z), observando-se assim, a repetição periódica de diversas propriedades. Originaram-se, então, os períodos na horizontal (em linhas), e as famílias ou grupos na vertical (em colunas).
Por meio da distribuição eletrônica do átomo de um elemento no estado fundamental no diagrama de energia é possível saber sua família e período na tabela periódica.
Distribuição eletrônica e a Tabela Periódica
A TABELA PERIÓDICA ESTÁ DIVIDIDA EM 18 COLUNAS E 7 LINHAS: COLUNAS: As colunas recebem o nome de grupos ou famílias, e dividem-se em A e B. Os elementos localizados nas famílias A são chamados de elementos representativos. LINHAS: As linhas recebem o nome de Períodos ou Níveis, e são em número de 7.
A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta. Isso quer dizer que, quanto maior o número do período do elemento, maior será a quantidade de níveis que cada um dos átomos do elemento apresenta.
As principais características dos metais são: maleabilidade, ductibilidade, condutibilidade e brilho. ... Um metal pode ser definido como sendo um aglomerado de átomos com caráter metálico em que os elétrons da camada de valência fluem livremente.
A camada de valência é o nível mais afastado do núcleo de um átomo e pode ser determinada por meio de distribuição eletrônica ou pela tabela periódica. A camada de valência é a camada mais externa que um átomo pode apresentar, ou seja, é a camada mais distante do núcleo de um átomo.
Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo devemos distribuir a sua quantidade total de elétrons em seus subníveis de energia, respeitando o diagrama de Linus Pauling, preenchendo os subníveis de menor energia primeiro e conforme os for completando em suas quantidades máximas seguir para os subníveis seguintes ...
A Tabela Periódica é organizada da seguinte forma: Colunas Verticais: são as chamadas famílias (divididas em A e B, sendo oito de cada) ou grupos (numerados de 1 a 18); Colunas Horizontais: são os chamados períodos. Ao todo na tabela, eles são sete.
Os grupos na tabela periódica são numerados de 1 a 18. Ou seja, os elementos são listados, sequencialmente, na tabela periódica, na horizontal em ordem crescente conforme seus números atômicos e organizados em famílias, grupos e períodos. Ainda tem perguntas? Sobre a explosão de Beirute , A quantidade de explosivos em grama (g) é de?
A relação entre distribuição eletrônica e Tabela Periódica permite-nos informar características sobre os átomos de qualquer elemento químico. A Tabela Periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Muitas informações sobre os átomos que formam esses elementos podem ser retiradas dela.
A partir do período, nós conseguimos determinar o número de níveis de um átomo de qualquer elemento. O subnível mais energético e o número de elétrons podem ser identificados facilmente pela família. Para isso, basta seguir o esquema organizacional abaixo que mostra o subnível em cada área do diagrama e o número de elétrons que haverá em cada caso:
Qual a importância do estudo das relações interpessoais para a formação dos profissionais da saúde?
Qual é o melhor jogo realista?
Como produzir melatonina natural?
Quais são as falanges de Xangô?
Como se cadastrar no portal e SAJ?
Como se obtém o resultado do período de uma empresa?
Quais são as etapas do projeto de arquitetura que são indicados pela NBR 13532?
Qual é a importância do conceito?
Como ficará o tempo nos próximos dias em São Paulo?
Qual a principal cultura do Canadá?
Qual a desvantagem do forro PVC?
Como fazer inscrição para ESA?
Qual o shampoo que usa antes da progressiva?
Quais são as entidades de classe da enfermagem?