A função antioxidante da vitamina E ajuda a proteger a membrana das células do corpo da ação dos radicais livres. Essa função vai auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce das células —processo que, por sua vez, vai reduzir o risco do surgimento de doenças como câncer e Alzheimer.
A deficiência de vitamina E pode prejudicar os reflexos e a coordenação, causar dificuldade em andar e o enfraquecimento dos músculos. Prematuros com a deficiência podem desenvolver uma forma grave de anemia. O diagnóstico baseia-se nos sintomas e nos resultados de um exame físico.
A vitamina C é muito importante para o nosso organismo e está relacionada com a produção de colágeno, absorção de ferro e melhora do sistema imune. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina hidrossolúvel muito importante para o nosso organismo.
A "vitamina D” é mais que uma vitamina. Hoje ela é considerada um hormônio que atua na saúde óssea, crescimento, imunidade, musculatura, metabolismo e em vários órgãos e sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso central. Os precursores de vitamina D são produzidos pelo nosso corpo.
Quando há deficiência de vitamina D, o organismo absorve menos cálcio e fosfato. Se não houver uma quantidade suficiente de cálcio e fosfato disponível para manter os ossos saudáveis, a deficiência de vitamina D pode causar um distúrbio ósseo denominado raquitismo em crianças e osteomalacia em adultos.
22 curiosidades que você vai gostar
Porém, essa produção de vitamina depende de vários fatores, como a região (latitude), estação do ano e o horário do dia. Também influenciam o tamanho da área exposta, o peso, a quantidade de melanina na pele. Além disso, os medicamentos usados e a saúde do fígado e do rim podem atuar no processo.
O escorbuto é uma doença atualmente rara, causada pela falta grave de vitamina C que manifesta-se através de sintomas como o sangramento fácil da gengiva ao escovar os dentes e difícil cicatrização, sendo o tratamento feito com a suplementação de vitamina C, que deve ser indicada pelo médico ou nutricionista.
A Vitamina C possui uma ação antioxidante forte e eficaz, que ajuda na produção de colágeno e colabora na diminuição dos radicais livres, além de ter ação inibidora na formação de melanina, o que beneficia a luminosidade da pele, deixando-a mais viçosa, bonita e com aparência saudável.
O Cewin 1 g, da Sanofi, é mais uma boa opção para quem está em busca da vitamina C como forma de fortificar o sistema imunológico. Além de oferecer uma alta dosagem, 1 g de vitamina C por dose, também não contém açúcar na composição, excelente para quem faz dieta e para diabéticos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma quantidade de consumo diário médio de 2,4 microgramas (mcg) de vitamina B12 para os adultos. Alguns dos principais alimentos que contêm essa vitamina são: Bife de fígado (100 gramas) = 112 mcg de B12.
A vitamina E previne a oxidação dos ácidos graxos poli-insaturados e atua contra os radicais livres que causam dano oxidativo na membrana celular, contribuindo para diminuir os riscos da oxidação. Os danos oxidativos estão associados ao envelhecimento, à arteriosclerose e a outras doenças degenerativas.
A dosagem usual preconizada é de 50 à 100 mcg por dia. Posologia: Tomar 1cápsula 2x/dia, com água.
A deficiência de vitamina B6 causa neuropatia periférica e uma síndrome semelhante à pelagra, com dermatite seborreica, glossite e queilose; em adultos, pode causar depressão, confusão, anormalidades no eletroencefalograma e convulsões. Raramente, deficiência ou dependência causa convulsões em crianças.
A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!
Acelera a cicatrização da pele
A vitamina C é a principal responsável pela cicatrização da pele. É ela que o organismo utiliza para repor o tecido danificado, trocando-o pelo cicatricial, o que faz com que feridas e lesões se curem com maior facilidade e rapidez.
O corpo humano precisa de uma dose diária de 100 a 200 mg de vitamina C – mais do que isso, não é aproveitado pelo organismo –, e o excesso dessa vitamina pode causar intoxicação (com sintomas como diarreia, dores abdominais e dores de cabeça), acidificar a urina e se acumular, formando cálculos renais.
O sérum com vitamina C pode ser usado tanto pela manhã quanto à noite, e o que vai apontar o horário ideal da aplicação são os demais ativos presentes na formulação. Caso o produto tenha a quantidade elevada de uma substância esfoliante, como o ácido salicílico, é melhor deixar para usar o produto antes de dormir.
A principal causa da má absorção desta vitamina é a gastrite atrófica, que pode levar o paciente a um quadro de anemia perniciosa. Além disso, em alguns casos, pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica também podem apresentar o problema.
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), 45 mg/dia são suficientes para adultos saudáveis passarem longe do escorbuto. Mas para ter também os benefícios à saúde, alguns países como Japão, Alemanha e Suiça esse número chega a 100 mg/dia para adultos.
Como o corpo absorve a vitamina
A vitamina D é lipossolúvel, ou seja, para ser absorvida no intestino, precisa da presença de gorduras, quando adquirida por meio de alimentos.
Cerca de 5-30 minutos de exposição ao sol na região do rosto, mãos, braços e pernas, sem protetor solar e particularmente entre 10h e 16h, diariamente ou pelo menos duas vezes por semana, são suficientes para a correta absorção de vitamina D pelo organismo.
Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.
“Pode demorar semanas ou alguns meses”, observa. “Assim, uma nova dosagem de vitamina D deve ser feita após pelo menos três meses desde o início da suplementação”, recomenda.
A vitamina K2 MK7 é a forma considerada biodisponível da menaquinona e a melhor maneira de suplementar, uma vez que possui uma meia-vida longa na corrente sanguínea após sua ingestão. Por ser uma substância lipossolúvel, é melhor absorvido quando consumido perto das refeições.
Qual a diferença entre hipoglicemia e glicemia?
Quanto pagam a hora em Portugal?
Como recarregar Bilhete Único Fortaleza?
Como trabalhar corpo e movimento na escola?
Qual a diferença entre suspensão e cancelamento da OAB?
Qual o papel do ATP no processo de contração muscular?
Como descobrir se tenho cidadania?
Qual a importância de uma avaliação postural?
O que é a capacidade de um processo?
O que e esquizofrenia paranoide?
Quais são os três tipos de memória principal?
Como colocar bolinha verde no LinkedIn?
Quanto se paga para transferir um veiculo?