Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (sigla em inglês de desoxiribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e o RNA (sigla em inglês de ribonucleic acid) ou ARN, (ácido ribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado no ...
Sendo assim, de maneira resumida, podemos dizer que os vírus são compostos por: ácido nucleico (DNA, RNA ou os dois); capsídeo; envelope membranoso (presente apenas em alguns tipos de vírus).
A mudança ocorre em relação às pirimidinas, a citosina (C) é comum entre os dois, mas varia a segunda base, no DNA há timina (T) e no RNA há uracila (U). Por tanto, existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico ou DNA (desoxirribonucleic acid) e o ácido ribonucleico ou RNA (ribonucleic acid).
O DNA e o RNA, que são os dois tipos de ácidos nucleicos existentes, apresentam diferenças em seus nucleotídeos. O açúcar de cinco carbonos pode ser a ribose ou a desoxirribose. Esses açúcares diferenciam-se pelo fato de que a desoxirribose apresenta um átomo de oxigênio a menos que a ribose.
39 curiosidades que você vai gostar
DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
Diferenças entre DNA e RNA
Outra diferença entre DNA e RNA se encontra nas suas estruturas. Quanto ao número de fitas, normalmente o RNA apresenta uma hélice simples, enquanto o DNA tem uma dupla-hélice. Relativamente ao pareamento das bases nitrogenadas, tanto no RNA como no DNA a citosina se pareia com guanina.
Sua estrutura básica é composta de dois componentes apenas: algum tipo de ácido nucléico e um envoltório feito de proteínas, chamado de capsídeo. Ao conjunto dos ácidos nucleicos com o capsídeo chamamos de nucleocapsídeo.
Os vírus são organismos acelulares que são incapazes de se reproduzirem fora de uma célula. São, basicamente, formados por material genético e envoltos por uma capa proteica. Os vírus são organismos que não possuem células. Os vírus são organismos muito simples que se destacam pela ausência de células.
Eles são formados por cápsulas proteicas, chamadas de capsídio, que envolvem o ácido nucleico, que, por sua vez, pode ser um DNA ou um RNA, com exceção de poucos vírus que apresentam os dois tipos. O conjunto do capsídio com o ácido nucleico é chamado de nucleocapsídio.
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas» Adenina (A)» Guanina (G)» Citosina (C)» Timina (T)
Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica.
Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma. A constituição de cada um também é diferente. Enquanto no RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose.
Os vírus são organismos que não possuem célula e não são capazes de reproduzir-se sozinhos. Por essa razão, alguns pesquisadores não os consideram seres vivos. Causadores de inúmeras doenças, os vírus são muito temidos por todos. Acelulares, medem cerca de 200 nm e só podem ser vistos com microscópio eletrônico.
A informação genética dos vírus pode ser DNA ou RNA; fita simples ou dupla; uma molécula ou em pedaços.
Componentes da partícula viral
Nucleocapsídeo:estrutura onde está o capsídeo; Capsômeros: monômeros que se agregam para constituir os capsídeos; Envelope: membrana rica em lipídios que reveste externamente a partícula viral; Peplômeros: estruturas externas aparentes na superfície, repletas de glicoproteínas e lipídios.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
O nucleotídeo do RNA diferencia-se do DNA na pentose e na base nitrogenada. A pentose do RNA é a ribose, e do DNA é a desoxirribose. No RNA, como base nitrogenada, temos citosina, adenina, guanina e uracila. No DNA, temos citosina, adenina, guanina e timina.
RNA Ribossômico (RNAr): recebe esse nome pois é o principal constituinte dos ribossomos. Ele possui o maior peso, sendo o principal responsável pela síntese de proteínas. RNA Mensageiro (RNAm): junto ao RNA ribossômico, ele auxilia na síntese de proteínas, orientando a ordem dos aminoácidos para a formação proteica.
Os nucleotídeos desempenham diversas funções biológicas. São as unida- des do DNA e RNA, participando no armazenamento e na transmissão da informação genética. Atuam nas reações de transferência de energia química nas células, são componentes estruturais de cofatores enzimáticos e atuam como segundos mensageiros.
DNA e RNA são ácidos nucléicos que possuem diferentes estruturas, mas que apresentam funções indispensáveis para o metabolismo e a reprodução de um organismo. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas.
Existem três tipos de RNA: o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossomal.
RNA mensageiro - responsável por carregar as instruções para a síntese de proteínas; Ribossomos - estruturas presentes no citoplasma da célula que produzem as proteínas efetivamente com as instruções trazidas pelo RNA mensageiro.
RNA ribossômico (RNAr) e RNA transportador (RNAt)
Quem é a mulher do John Legend?
Como saber se o amoxicilina está fazendo efeito?
Como se chama quem nasce na Paraíba?
Como se chama uma pessoa que faz ginástica?
Como voltar a ROM original Samsung?
Como se chama quem nasce na Guiana Francesa?
Como saber se a cerveja é falsa?
Qual a função de um mestre de cerimônias?
Quando usar S ou Z no final da sílaba?
Quem nasce na Inglaterra é chamado como?
Como saber se a CNH Digital é verdadeira?
Qual o significado de Serra Leoa?
Como saber se a nota de dólar é verdadeira?
Como se chama a pessoa que trabalha com unhas?
Como é o nome do atleta que corre?
Como saber que uma ovelha estar perto de dar à luz?