Um dos requisitos do soft-starter é controlar a potência do motor, sem entretanto alterar sua freqüência (velocidade de rotação). Para que isso ocorra, o controle de disparo dos SCRs (tiristores) atua em dois pontos: controle por tensão zero e controle de corrente zero.
Quanto aos recursos que um soft-starter deve ter, os mais importantes são: proteção do motor; sensibilidade à seqüência de fase; plug-in; circuitos de economia de energia. Pode-se notar que a figura 8 ilustra interrupções e bloqueios em caso de falta de fase ou falha do tiristor.
No caso do soft starter são usados chaveamento eletrônicos. Essas chaves contribuem para a diminuição de corrente de partida, que diminui os choques mecânicos do motor, e consequentemente aumenta a vida útil do mesmo.
O uso desse tipo de soft starter exige a instalação de um contator externo para fazer by-pass ao mesmo após a tensão do motor atingir seu valor nominal. Isso evita que a corrente continue passando pelos tiristores esquentando-os e reduzindo a vida útil do dispositivo.
Critérios mínimos de Dimensionamento da Soft-Starter: Devemos garantir que o motor consiga acelerar a carga de zero a velocidade nominal, ou seja, produzir um conjugado suficiente para vencer o conjugado resistente da carga e a inércia refletida no eixo.
Por meio do ângulo de condução dos tiristores, a tensão na partida é reduzida, diminuindo os picos de corrente gerados pela inércia da carga mecânica. Um dos requisitos do soft-starter é controlar a potência do motor sem, entretanto alterar sua freqüência (velocidade de rotação).
O soft-starteré um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.). Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos: tiristores.
Figura 3 – Diagrama de blocos de um soft-starter No circuito de potência, a tensão da rede é controlada através de 6 tiristores, que possibilitam a variação do ângulo de condução das tensões que alimentam o motor. 16 Para alimentação eletrônica interna, utiliza-se uma fonte linear com várias tensões, alimentada independente da potência.
1.3 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.).
Como reduzir a produção de ácido lático?
Como é produzido o ácido úrico?
Como é o processo de remasterização?
Como ocorre a formação de iceberg?
Como funciona o sistema E-SUS?
Como ocorre o processo de glicação das hemoglobinas?
Como funciona o processo de seleção da Marinha?
Como jogar Free Fire pelo emulador?
O que é preciso para fazer mestrado na Ufrgs?
Como atualizar o Play Store 2020?
O que é o Programa Juntos somos mais?
Como ocorre a produção dos organismos geneticamente modificados?
Como ocorre a produção desses anticorpos estimulados pelas vacinas?
Como acontece a produção do aço?
O que fazer para aumentar as curtidas no Facebook?