Um dos requisitos do soft-starter é controlar a potência do motor, sem entretanto alterar sua freqüência (velocidade de rotação). Para que isso ocorra, o controle de disparo dos SCRs (tiristores) atua em dois pontos: controle por tensão zero e controle de corrente zero.
Quanto aos recursos que um soft-starter deve ter, os mais importantes são: proteção do motor; sensibilidade à seqüência de fase; plug-in; circuitos de economia de energia. Pode-se notar que a figura 8 ilustra interrupções e bloqueios em caso de falta de fase ou falha do tiristor.
No caso do soft starter são usados chaveamento eletrônicos. Essas chaves contribuem para a diminuição de corrente de partida, que diminui os choques mecânicos do motor, e consequentemente aumenta a vida útil do mesmo.
O uso desse tipo de soft starter exige a instalação de um contator externo para fazer by-pass ao mesmo após a tensão do motor atingir seu valor nominal. Isso evita que a corrente continue passando pelos tiristores esquentando-os e reduzindo a vida útil do dispositivo.
Critérios mínimos de Dimensionamento da Soft-Starter: Devemos garantir que o motor consiga acelerar a carga de zero a velocidade nominal, ou seja, produzir um conjugado suficiente para vencer o conjugado resistente da carga e a inércia refletida no eixo.
Por meio do ângulo de condução dos tiristores, a tensão na partida é reduzida, diminuindo os picos de corrente gerados pela inércia da carga mecânica. Um dos requisitos do soft-starter é controlar a potência do motor sem, entretanto alterar sua freqüência (velocidade de rotação).
O soft-starteré um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.). Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos: tiristores.
Figura 3 – Diagrama de blocos de um soft-starter No circuito de potência, a tensão da rede é controlada através de 6 tiristores, que possibilitam a variação do ângulo de condução das tensões que alimentam o motor. 16 Para alimentação eletrônica interna, utiliza-se uma fonte linear com várias tensões, alimentada independente da potência.
1.3 PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela-triângulo, etc.).
O que significa a estrela Michelin?
Como saber se a conta é corrente ou poupança iti?
Qual é a diferença entre fungos e bactérias?
Como fazer um tapete antiderrapante para banheiro?
Como tornar o ensino de História interessante significativo?
Como saber se é câncer ou hemorroida?
Como faço para tornar um administrador do Windows?
Como tornar a escola um espaço acolhedor às pessoas com deficiências?
Como tornar uma conta do Gmail como padrão?
Como denunciar correspondente bancário?
Como tornar minha marca mais conhecida?
Como saber se você tem um melhor amigo?
Como tomar o óleo de cártamo com chia?
Qual a diferença entre hemorróida e câncer?