O desmatamento da área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrÃcola. O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas um dos impactos ambientais possÃveis de ser gerados pela agricultura.
Embora a pecuária seja a mais nociva das atividades rurais, ainda assim a agricultura também possui o seu nÃvel de impacto ambiental: desmatamento para o plantio, uso da água, contaminação das águas e solos com fertilizantes e agrotóxicos são alguns dos impactos negativos da agricultura sobre o meio ambiente.
Segundo os pesquisadores da Embrapa Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza e Renner Marra, os três problemas da agricultura são a concentração da renda bruta, o excedente exportável e o consumo interno de alimentos.
As atividades agrÃcolas que correspondem a todas as fases de plantio (preparação, correção, adubação, plantio, colheita e venda) dividem-se em dois tipos, geralmente segundo o tamanho da área e da produtividade alcançada: Não pare agora...
Evolução da agricultura
A agricultura tem sua origem na pré-história, quando o homem percebeu que poderia se alimentar de cereais e cultivá-los. Na época, a chamada Revolução NeolÃtica permitiu ao homem cultivar alimentos em um lugar fixo e deixar de lado sua caracterÃstica nômade de caçador-coletor.
30 curiosidades que você vai gostar
O uso das novas máquinas e dos fertilizantes que começou por volta do século XVIII aumentou de maneira vertiginosa a produção agrÃcola, e o fornecimento de grandes quantidades de alimento a baixo custo para as cidades foi um dos progressos que possibilitou a Revolução Industrial.
A revolução agrÃcola foi um perÃodo de mudança no sistema de produção na Europa entre os séculos 18 e 19. Essa é denominada de segunda revolução agrÃcola. A primeira revolução agrÃcola ocorreu 10 mil anos a.C., no perÃodo neolÃtico.
Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e cientÃfico ocorrido nos últimos anos, elementos naturais como o relevo, o clima, o solo e a água ainda são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura.
Existem três fatores ligados à produção agrÃcola: o fÃsico, como o solo e o clima; o fator humano, que corresponde à mão de obra em seu desenvolvimento; e o fator econômico, que se refere ao valor da terra e o nÃvel de tecnologias aplicadas na produção.
A agricultura refere-se ao cultivo de produtos agrÃcolas, e a pecuária, à criação de espécies animais. ... Agricultura e pecuária são atividades econômicas pertencentes ao setor primário e representam, respectivamente, o cultivo de espécies vegetais e a criação de espécies animais.
Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade; Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos.
DesvantagensCusto alto e demorado;Utiliza produtos mais caros que a tradicional;Impacto ambiental devido ao uso de produtos quÃmicos de origem orgânica;Menor produtividade.
Apesar dos benefÃcios deste modelo agrÃcola, ainda existem algumas dificuldades. Não é sempre que os pequenos produtores, por exemplo, têm condições de mecanizar o cultivo. Além disso, a baixa renda, o pouco ou quase nenhum crédito e, muitas vezes, o baixÃssimo Ãndice de educação são alguns dos impeditivos.
A importância da agricultura é, assim, indiscutÃvel, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.
Como consequência, surgem problemas como compactação do solo, erosão hÃdrica, quebra da estabilidade da produtividade e aumento do custo de produção. Os recursos hÃdricos também merecem atenção.
O desmatamento, a compactação do solo, a utilização desenfreada de fontes de água e a poluição causada pelos produtos quÃmicos são algumas das consequências danosas da revolução para o meio ambiente. Essas impactos resultaram na quebra do equilÃbrio ambiental natural assim como prejudicaram animais e plantas.
Fatores naturais são determinantes para o bom desempenho dessa atividade. O clima, a quantidade de chuva, o solo, entre outros elementos, interferem nas plantações. A tecnologia também influencia, pois a utilização de máquinas agrÃcolas realizam o plantio e a colheita de forma mais rápida.
Maior aproveitamento de terras e recursos; Utilização de técnicas de mecanização; Aumento da produtividade; Pode ser aplicado e destinado para diferentes tipos de mercado.
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustÃvel alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.
Os elementos clássicos normalmente se referem aos conceitos de terra, água, ar, fogo e (depois) éter, que foram propostos para explicar a natureza e a complexidade de toda a matéria em termos de substâncias mais simples.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina – encontramos-nos na segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro paÃs em volume de produção anual.
O Embrapa indicou em relatório que entre as principais culturas produzidas pelos núcleos de agricultura familiar do Brasil estão a mandioca, feijão, milho, café, arroz, trigo e soja, além do leite e animais como suÃnos, aves e bovinos.
Uma das mais significativas descobertas do perÃodo NeolÃtico foi a agricultura. Essa descoberta deu origem a Revolução NeolÃtica (ou Revolução AgrÃcola), pois com a agricultura o homem deixou de ser nômade, e consequentemente pôde criar animais para o consumo.
Depois de um século marcado pelo desenvolvimento da mecanização agrÃcola, a agricultura prepara-se para entrar numa nova era com a introdução de tecnologias de automação e robotização. Menos agroquÃmicos e maior produtividade deverão ser os ganhos nesta terceira revolução agrÃcola .
A segunda Revolução AgrÃcola se iniciou com a descoberta dos adubos quÃmicos, em fins do século passado. Trouxe a ilusão de que o problema da nutrição das plantas estava resolvido. As práticas do uso dos estercos animais, da rotação e do pousio foram abandonadas.
Como substituir a palavra estruturas?
O que fazer quando o CAM expira?
Quanto tempo demora para o dinheiro depositado cair na conta?
Como faço para atualizar o Wattpad?
Qual a fonte de energia mais limpa?
Como desativar alarme FKS sem controle?
Qual é o fandom mais tóxico do mundo?
Como conservar as conchas do mar?
Quanto de vitamina D mcg por dia?
O que fazer quando o Bluetooth não conecta?
O que significa educação midiática?
O que é adicional de inatividade?
Qual o prazo de entrega de uma intimação pelo oficial de justiça?