Através do Decreto 8 440 de 24 de dezembro de 1945, o governo federal brasileiro definiu as condições de compra do acervo da Companhia Ford Industrial do Brasil: a Ford foi indenizada em aproximadamente US$ 250 000, e o governo brasileiro assumiu as obrigações trabalhistas dos trabalhadores remanescentes, além de ...
E na Fordlândia, elas eram plantadas muito próximas entre si, o que as tornava um alvo fácil para pragas agrícolas. Pior: a terra era infértil e pedregosa. A produção no país era lenta, e os gestores de Michigan tinham zero conhecimento prático de botânica.
Em 1928, o magnata americano Henry Ford ia além do posto de um dos homens mais ricos do mundo.Desmatamento: Amazônia perdeu 20% e Cerrado, 50%, desde 1970, aponta relatório do WWF.Quem são e o que buscam os Socialistas Democráticos, o fenômeno que empurra os EUA para a esquerda.
Foi prometido aos Soldados da Borracha que, após a guerra, estes retornariam à terra de origem. Na prática, a maioria deles morreu de doenças como malária ou por influência de atrocidades da selva.
Era uma área extensa, de aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados no sudoeste do Pará, na região de Santarém, a 800 quilômetros de Belém. Foi onde se construiu a Fordlândia, referência ao empresário norte-americano Henry Ford, que planejava estabelecer ali sua base de fornecimento de borracha.
31 curiosidades que você vai gostar
Fordlândia é o distrito e área adjacente de 14 568 km², no município de Aveiro, no estado do Pará, às margens do Rio Tapajós, na Amazônia. Recebeu este nome porque no passado foi uma cidade operária e projeto agroindustrial.
Fordlândia foi abandonada e se tornou uma cidade fantasma, com pouco mais de mil habitantes. Mas a história não termina aqui. Edsel Bryant Ford, filho do fundador, resolveu insistir com a produção na Amazônia e conseguiu convencer o pai a dar continuidade ao projeto, mas dessa vez com mais cautela.
A Amazônia já estava perdendo a primazia do monopólio de produção da borracha porque os seringais plantados pelos ingleses na Malásia, no Ceilão e na África tropical, com sementes oriundas da própria Amazônia, passaram a produzir látex com maior eficiência e produtividade.
O declínio
A ocorrência deste declínio e do golpe que os produtores da borracha sofreram pode ser entendida como consequência da falta de estímulo do governo imperial que não criou programas de desenvolvimento e proteção aos produtores de borracha, pois estavam atrelados ao interesse econômico dos cafeicultores.
Na segunda década do século XX, o preço do produto caiu ainda mais, por causa da concorrência e impossibilitou a exploração da borracha na Amazônia. Com esses fatos, se estabeleceu a crise no ciclo da borracha.
Em 1932, ocorre o fim do domínio econômico da borracha, na Amazônia, com a exportação de cerca de seis mil toneladas do produto. Devido à ocorrência da Segunda Guerra Mundial, entre 1942 e 1945, a borracha experimenta uma sobrevida.
Hoje, tem 16 mil habitantes e área de 17.074 quilômetros quadrados. A cidade tem três distritos: Aveiro, Brasília Legal e Pinhal, que ocupam as duas margens do Rio Tapajós. A vila de Fordlândia não é considerada um distrito e tem cerca de 1 mil habitantes.
"Fordlândia": a cidade fantasma que o magnata Henry Ford criou na Amazónia. O que começou como um sonho, para muitos dos funcionários da Ford na Amazónia (Brasil), acabou como uma espécie de pesadelo, depois do projeto de fabricação de borracha - na década de 30 - ter falhado.
São características do fordismo: linha de montagem automatizada, trabalho especializado e controle de qualidade no final do processo produtivo. O aumento da produtividade e a diminuição dos custos de produção são dois dos principais objetivos do fordismo.
Método de produção criado por Henry Ford
O fordismo surgiu com o objetivo de sistematizar a produção em massa. Criado em janeiro de 1914, pelo norte-americano Henry Ford, o sistema foi um marco no mercado automobilístico da época, pois reduziu o tempo de produção e o custo dos veículos.
Henry Ford, então o homem mais rico do mundo, projetou a Fordlândia como ponto central de produção de látex para atender a demanda do mercado global, uma mostra das ambições de seu império.
A Fordlândia, como o vilarejo foi batizado, acabou se rebelando um fiasco completo. Um fungo dizimou a plantação de 1,5 milhões de seringueiras, e o choque cultural entre americanos e povo local transformou um inferno a rotina de trabalho. ... Fordlândia transformou numa cidade fantasma.
Assim era a Fordlândia, um megaprojeto do empresário e pioneiro da indústria automobilística Henry Ford para produzir látex — e consequentemente a borracha para os pneus de seus veículos, além de uso em peças como juntas, mangueiras e válvulas.
Uma cidade ou urbe é uma área urbanizada, que se diferencia de vilas e outras entidades urbanas através de vários critérios, os quais incluem população, densidade populacional ou estatuto legal, embora sua clara definição não seja precisa, sendo alvo de discussões diversas.
1. Pripyat, Ucrânia. Talvez a mais famosa cidade fantasma do mundo, Pripyat viveu o maior desastre nuclear da história. O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu no dia 26 de abril de 1986 e começou enquanto eram feitos testes em um dos reatores da estação.
A partir da extração da borracha surgiram várias urbes e povoados, depois foram transformados em cidades. ... Manaus e Belém foram umas das primeiras cidades do Brasil ainda no final do século XIX, a introduzir a eletricidade na iluminação pública, criando viabilidade para a instalação dos bondes elétricos.
Devido a suas múltiplas aplicações, principalmente na indústria automobilística em expansão, a borracha obtida a partir do látex das seringueiras tornou-se produto mundialmente valorizado.
O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia. De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.
Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços. ... Essa inovação tecnológica acabou retraindo significativamente a exploração da seringa na Floresta Amazônica.
O látex era comercializado por escambo, através da troca da borracha por produtos de subsistência, na maioria das vezes era injusta para os seringueiros, mesmo assim, esta foi a base econômica da região do Alto Solimões. ... A ECONOMIA GOMÍFERA DA CIDADE DE REMATE DE MALES NA CONFIGURAÇÃO DO TERRITÓRIO AMAZÔNICO.
O que são os elementos de um texto?
O que significa quando o sonho parece real?
Como saber se um psicólogo é bom ou ruim?
Como saber os meus sentimentos?
Quanto custa implante de 1 dente?
Como ensinar os números em braille?
Como saber se o PT100 está bom?
Qual o objetivo de trabalhar o equilíbrio na educação infantil?
Como descobrir suas qualidades e defeitos?
Qual a finalidade de um instituto?
Qual exercício para manguito rotador?
Quem é o autor principal de um artigo?