Todas as pessoas que tiveram algum contato com teoria musical, ainda que pequeno, conhecem as notas musicais e o sistema de notação, um tipo de escrita que pode ser considerado como o texto da música.
A música renascentista evoluiu a partir das bases da música medieval, e ao longo do período não se observam bruscas quebras de continuidade, mas sim uma prolongada e gradual transição de um predomínio absoluto da linha melódica horizontal, de ritmos livres, dependentes apenas da prosódia do texto, e desenvolvida sobre ...
A música Ocidental pode ser dividida em períodos, de acordo com a quantidade de instrumentos e com o estilo da música. As datas são apenas indicativas, pois entre um período e outro há sempre uma transição.
A música medieval denominada “Ars Antiqua” (arte antiga) é aquela que abrange desde o canto gregoriano até a invenção do moteto, dos séculos 7 a 13.
Como nossa música tem origem na Europa, sua história é, na verdade, a história da música europeia ocidental. Os mil anos da Idade Média funcionam como uma grande transição entre o paganismo da Antiguidade Clássica e o humanismo naturalista do Renascimento.
Toda porção melódica compreendida entre o ponto onde começa o movimento e o ponto onde termina constitui um período, o qual se comporta, com relação a seus grupos, como os próprios grupos em relação a seus ritmos constitutivos.
A história da musica brasileira pode ser dividida em dois períodos: Música erudita: abrange os Primórdios, a música do século XVIII e a Escola Mineira, o Classicismo, o Romantismo, o Nacionalismo, as Vanguardas Modernistas e a Contemporânea.
Uma das características mais pronunciadas da música de arte européia do Renascimento foi a crescente dependência do intervalo do terceiro e sua inversão, o sexto (na Idade Média, terços e sextos foram considerados dissonâncias, e apenas intervalos perfeitos foram tratados como consonâncias : o quarto perfeito, o quinto ...
Renascimento. Nesse período, na Europa, cresce o interesse pela música profana (que não era religiosa). A música também é trabalhada em várias melodias, porém ainda as melhores composições musicais dessa época foram feitas para as igrejas.
Período Renascentista(1450-1600): Praticamente não existiam orquestras, apenas instrumentos isolados como Alaúde, Flautas Doces e Viola da Gamba. Por isso, o estilo musical desse período é a polifoniacoral, que se constitui de várias melodias cantadas ou tocadas ao mesmo tempo.
Conceito, contexto histórico e características principais do movimento renascentista na área da música.
Durante o renascimento a escrita musical adquiriu uma estrutura de equilibrada de quatro partes, tanto no género vocal como no instrumental, adaptando uma textura SATB, que corresponde ao seguinte esquema: soprano, alto, tenor e baixo. Assistiu-se ao surgimento da predominância melódica da voz superior e à definição harmónica do tenor.
Os instrumentos usados na música clássica foram, em grande parte, inventados antes de meados do século XIX (frequentemente muito antes disso), e seu uso foi codificado nos séculos XVII e XIX; consistem de todos os instrumentos tipicamente encontrados numa orquestra, acrescidos de outros como o piano, o cravo e o órgão
Quantas gramas tem a vela de 9 dias?
Quanto de álcool tem a Brahma puro malte?
Como ocorre a absorção foliar?
Quem é mais forte Sasuke ou Itachi?
Quais são as populações tradicionais?
Qual o significado do nome Deku?
Quem tem alergia a bijuteria pode usar aço?
Como corrigir distúrbios Hidroeletroliticos?
Vai ter concurso da polícia em 2022?
Como fica o animal com a doença da vaca louca?
Qual o valor normal de segmentados no sangue?
O que é aquisição originária da posse?
Quem é o lutador mais forte do mundo?