A Encefalopatia Espongiforme Bovina, mais conhecida como Doença ou Mal da Vaca Louca, afeta o sistema nervoso dos bovinos, fazendo com que fiquem com o comportamento alterado. Daí o nome “Vaca Louca”. É uma doença muito grave, não tem cura, é mortal e provoca grandes prejuízos para os produtores.
Doença da vaca louca em humanos
Assim como os animais, os humanos podem desenvolver o príon infeccioso naturalmente ou a partir do consumo de carne contaminada. Essas lesões costumam provocar sintomas comuns à demência, como dificuldade para pensar ou falar.
A doença causa diversas alterações neurológicas no gado, como excitação excessiva, ranger de dentes e incoordenação motora. Como a doença não tem cura, o animal infectado é isolado e sacrificado. Para o diagnóstico clínico e laboratorial, fragmentos do sistema nervoso central são usados pelos médicos.
Os seres humanos, ao consumirem carne ou derivados de animal contaminado pela doença da vaca louca, podem desenvolver uma encefalopatia espongiforme transmissível conhecida como variante da doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ).
Segundo Nogueira, o Brasil alimenta seu rebanho exclusivamente com proteína vegetal, o que reduz drasticamente o risco de ocorrência da doença. Nogueira acredita ainda que a decisão européia é um atestado de que o programa de sanidade animal implantado no País está correto.
18 curiosidades que você vai gostar
Especialistas consultados pela CNN alegam que o Brasil nunca teve uma epidemia da doença da “vaca louca”, como acontece na Europa, nos anos 80 e 90.
O que aconteceu durante a epidemia? Uma epidemia de doença da vaca louca começou no Reino Unido nos anos 1980. Isso levou à proibição do uso de miúdos bovinos para consumo humano em 1989. Muitas pessoas temiam ser contaminadas ao consumir, principalmente, produtos com carne processada.
Vaca louca : entenda o que é e quais são os sintomas da Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ)Perda de memória e confusão mental.Perda de coordenação muscular (ataxia)Tremores musculares.Andar cambaleante.Espasmos musculares.Alucinações e convulsões.
Como prevenir a “vaca louca”
A melhor forma de controlar a doença é por meio da prevenção, que pode ser realizada por medidas como a não utilização de proteínas de origem animal na ração de animais ruminantes e a vigilância sanitária nas fronteiras, propriedades rurais e matadouros.
Quais os cogumelos mais saborosos?
Como resgatar título de capitalização antes do prazo?
Qual o valor da multa dirigir sem atenção?
Como se escreve o som de um assobio?
O que são funções executivas Scielo?
Quais os principais eventos que costumam acontecer em São Paulo?
Qual é o nível de desenvolvimento do Brasil?
O que precisa para fazer cartão de ônibus?
Quais são os tipos de esportes de aventura?
O que pode alterar o peso na balança?
Qual é o significado da cor dourada?
Quantos dias demora para o umbigo entrar?
Qual é a novela mais famosa do mundo?
Quantas vezes por dia tomar hipercalórico?
O que é o teste de teor de princípio ativo?