A Idade Moderna, ao contrário do que se pode imaginar, não se refere ao momento histórico em que vivemos atualmente, mas é um período da história ocidental compreendido entre os anos de 1453, com a tomada de Constantinopla pelo Império Otomano, e 1789, início da Revolução Francesa.
A Idade Moderna é o momento da história do século XV até XVIII e que está localizado temporalmente entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Podemos afirmar seguramente que esse período foi considerado de intensas mudanças.
Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual. ... A concepção de uma Idade Moderna era também uma ruptura com o que foi considerado como uma Idade Média da História.
Os marcos utilizados para o início e o fim desse período são: Conquista de Constantinopla pelos otomanos, em 1453; Tomada de Bastilha, evento que inaugurou a Revolução Francesa, em 1789.
Sobre esse período, vale lembrar ao estudante que, de início, a Idade Moderna surge como uma oposição à fase anterior (Idade Média) e desponta com o objetivo de retomada das características da sociedade vividas na Antiguidade greco-romana (a qual era considerada por muitos como o ápice cultural da humanidade).
20 curiosidades que você vai gostar
Idade Média é um período da história que se inicia em meados do século V (476 d.C), com a queda do Império Romano do Ocidente, e se estende até meados do século XV (1453 d.C), quando Constantinopla é invadida pelos turco-otomanos. A Idade Média foi dividida didaticamente em Alta Idade Média e Baixa Idade Média.
A última parte da Idade Média foi um período tumultuado. A Inglaterra e a França travaram a Guerra dos Cem Anos (1337–1453). A Peste Negra, uma epidemia de peste bubônica, matou cerca de um terço da população europeia entre 1347 e 1351. ... Muitas mudanças levaram ao fim da Idade Média.
A Idade Contemporânea é a idade em que estamos vivendo. Começa com a Revolução Francesa e vem até nossos dias.
Idade Contemporânea é uma divisão cronológica da História, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa, com a queda da Bastilha em 14 julho de 1789, até os dias atuais.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o adjetivo “moderno” para definir algo que na verdade é contemporâneo, os dois termos se referem a períodos bem diferentes. Enquanto o moderno especifica o movimento modernista, que ocorreu na primeira metade do século XX, o contemporâneo retrata o momento atual.
A queda em 1453, foi um fato histórico que marcou o fim da Idade Média na Europa. A conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II, marcou o fim do Império Romano no Ocidente.
Ela vai da invenção da escrita (evento que, segundo os historiadores, ocorreu entre 4000 a.C. e 3500 a.C.) até 476 d.C. O acontecimento que marca o fim da Antiguidade é a queda do Império Romano do Ocidente.
Ela vem depois da Idade Média. Os historiadores consideram como início da Idade Moderna a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos — que marca o final do Império Romano do Oriente, ou Império Bizantino. ... O fato que indica o fim da Idade Moderna é a Revolução Francesa.
Na passagem do primeiro para o segundo milênio da era cristã, o Ocidente vivia mergulhado em guerras, terrores e superstições: o fim do mundo estava próximo. Era um tempo de medo. ... Além da violência, a miséria, a ignorância e a superstição recobriam a Europa na marca do ano 1000.
Início da Revolução Francesa
O fim da Idade Moderna foi marcado pela Revolução Francesa, que foi um movimento social e político ocorrido na França em 1789 e destruiu o Antigo Regime, abrindo espaço para uma sociedade moderna com a formação do Estado democrático.
A Idade Média e os temas medievais são usados até hoje em histórias reais ou fantásticas que chegaram até nós. Assim, os contos de fada, com suas princesas, castelos, dragões e reis, são geralmente ambientadas na Idade Média.
As principais características da Idade Média são: o feudalismo, as relações de suserania e vassalagem, as Cruzadas, as ordens de cavalaria e a Peste Negra. O feudalismo foi o sistema pelo qual as terras dos reis foram dividas em feudos, nos quais trabalhavam os servos para seus senhores.
Dois marcos históricos que estão interligados e detêm grande responsabilidade pelo início do período cronológico e cultural denominado de Idade Média foram: a progressiva queda do império romano a ocidente (27 a.C.-476 d.C.), e a simultânea penetração e implantação dos povos bárbaros nos seus territórios.
“(...) o período entre os séculos IV e XVI é tradicionalmente conhecido por Idade das Trevas, Idade da Fé ou, com mais freqüência, Idade Média.
Características do Estado Moderno
Um só exército; Autoridade soberana do rei para todo o território; Administração e justiça unificada; Criação do sistema burocrático.
A Idade Moderna teve início com a Tomada de Constantinopla em 1453 e terminou com a Revolução Francesa em 1789. Principais características no mundo ocidental: - Foi um período de transição do Feudalismo para o Capitalismo. - Fortalecimento das monarquias nacionais europeias.
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.
Como melhorar o som de uma igreja?
Como converter um arquivo de vídeo para de áudio?
Como fazer pedidos na Lua Azul?
Como identificar problema no tendão?
Qual a diferença entre o exame FTA ABS IgG e FTA ABS IgM?
Por que passar vaselina na tatuagem?
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil?
O que é melhor Enem ou vestibular?
Quais jogos rodam no Aspire 5?
Quais os principais princípios de conservação de frutos e hortaliças?
Qual a diferença entre PS e PA?
Quantos litros de cloro para 5.000 litros?
Que horas Halo Infinite lança no Brasil?
Qual o planeta que mais tem água?
Qual Massa usar para fibra de vidro?
O que podemos afirmar sobre o Cerrado?