Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.
Antes da efetiva colonização do Brasil, que começou, de fato, na década de 1530 com a montagem do sistema mercantilista, o produto que trouxe maior rentabilidade aos aventureiros, navegantes e primeiros colonos que aqui se instalaram foi o pau-brasil.
O descobrimento do Brasil aconteceu no dia 22 de abril de 1500. O momento foi resultado das grandes expedições marítimas que estavam sendo feitas pela Espanha e Portugal no Oceano Atlântico com o intuito de encontrar terras repletas de recursos naturais e metais preciosos.
Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas “Grandes Navegações”? Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.
Estima-se que o comércio de pau-brasil tenha provocado o abatimento de, aproximadamente, 2 milhões de árvores dessa espécie. Anos mais tarde, com o início efetivo da colonização, grandes extensões da Mata Atlântica foram substituídas pela agricultura da cana-de-açúcar, no Nordeste.
31 curiosidades que você vai gostar
A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.
A chegada dos portugueses no Brasil foi consequência das Grandes Navegações. ... Os portugueses também tinham interesse em expandir-se comercial e religiosamente, e o desejo de exploração e obtenção de riquezas, além do desenvolvimento das técnicas de navegação, incentivou muitos a lançarem-se nessa arriscada atividade.
Ao Rio de Janeiro chegavam mercadorias e gêneros alimentícios tanto do exterior quanto de outras regiões do Brasil. As embarcações que passavam pela Baía de Guanabara traziam hortaliças e pequenos animais. Por terra chegavam animais de grande porte e produtos vindos da região das Minas e de São Paulo.
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.
Exploração de Pau - Brasil
A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata),árvore que existia com relativa abundância em largas faixas da costa brasileira. ... Após a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extraí-lo diretamente de nossas matas litorâneas.
A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contatos entre europeus com os países no Oriente. ... O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
Ouro e prata. Que riquezas os portugueses exploraram de fato nessas terras? O pau-brasil e as drogas do sertão. 1 2 3 Explique aos alunos que, ao longo da colonização, a incursão pelo interior do território americano permitiu aos colonizadores a descoberta de plan- tas, frutas e raízes que compunham a vegetação local.
Como foi o primeiro contato dos portugueses com os índios? O primeiro contato entre portugueses e índios foi marcado pelo espanto diante do novo, do diferente. Inicialmente, não houve violência, mas sim um contato amistoso e movido por boa disposição.
No período da conquista do continente americano, os conquistadores eram, em sua maioria, plebeus, fidalgos, membros da pequena nobreza, veteranos de combates e aventureiros. As terras conquistadas por eles foram alcunhadas de Novo Mundo, pois houve um estranhamento entre a cultura europeia e a dos nativos.
Em 22 de abril comemora-se o Descobrimento do Brasil. Foi nessa data, no ano de 1500, que os marinheiros de uma frota portuguesa, sob o comando do capitão Pedro Álvares Cabral, avistaram um monte, que chamaram de Pascoal, no litoral sul do atual Estado da Bahia.
Os portugueses vieram apenas atras de riquezas, Exemplo: Minérios, o pau-brasil que naquela época era muito valioso no mercado da a época! e em relação aos índios eles só queriam eles para servi - los, ou seja, queria os indígenas como escravos!
Fatores que contribuíram para efetivação dos interesses lusos no Brasil foram a possibilidade de exploração do pau-brasil, recurso valorizado na Europa, juntamente com o sucesso na adaptação da cana-de-açúcar no território brasileiro.
Os proprietários de terras tinham interesses nas riquezas encontradas na colônia portuguesa no final do século XVIII, sobretudo por causa da tinta carmim extraída do caule do pau-brasil, e os minérios, a exemplo do ouro.
A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
Pouco a pouco, os espanhóis foram estabelecendo as bases da colonização, e os povos nativos foram sistematicamente violentados. Os conflitos, as doenças e a escravização fizeram com que milhões de indígenas que habitavam o Caribe, no final do século XV, passassem a poucos milhares, em meados do século XVI.
O objetivo dos conquistadores espanhóis, portugueses, ingleses e franceses era explorar as suas colônias e proporcionar o maior lucro possível para as metrópoles. Em razão disso, apropriaram-se das terras, escravizaram, mataram, destruíram. ... As colônias eram também um centro consumidor dos produtos metropolitanos.
Como tinham interesse na exploração de riquezas do território, os portugueses utilizaram conhecimentos dos indígenas no aces- so e na extração de matérias-primas, como o pau-brasil. O povoamento ocorreu aos poucos, com a chegada dos europeus ao território americano por diferentes razões.
Mas por que o pau-brasil se chama pau-brasil? O nome da árvore que batiza a pátria amada, idolatrada, salve, salve, vem do substantivo “brasa”. Isso porque a madeira da espécie (Caesalpinia echinata) tem a cor avermelhada, que lembra a cor de brasa das fogueiras.
A história do pau-brasil
Quando chegaram em terras brasileiras, os portugueses não iniciaram a extração do pau-brasil. De fato, isso só foi acontecer no ano seguinte, quando Américo Vespúcio, acompanhando a expedição de Gaspar de Lemos, constatou a existência da espécie.
Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho.
Quantas e quais são as operações compreendidas pela estampagem?
Para que serve noni com limão?
Como bloquear a Internet a partir de um horário?
Qual melhor jogo de loteria para ganhar dinheiro?
Qual a importância e ou objetivo da transparência na administração pública?
Quantos é quais são os pontos cardeais?
Quantos graus fica a água do aquecedor solar?
O que pode ser vontade de urinar toda hora e não conseguir?
Quais são as substâncias secretadas pelo tecido adiposo Unilocular?
Qual o prazo para resposta da Ouvidoria do INSS?
Qual o BDI utilizado no Sinapi?
O que ler na Bíblia quando alguém estiver doente?
O que aconteceu com a mãe de Angelina Jolie?
Quais são os 5 tipos de consumidor que temos?