Davi e Jonatas fizeram um pacto , uma aliança de que aquele que predominasse como Rei de Israel ia preservar e honrar a família do outro, Saul morre e Davi assume o Trono , Jonatas morre com seu pai em combate, Davi então , já como Rei manda fazer um banquete e pergunta se existia alguém da Casa de Saul ainda vivo, lhe ...
O fato de ambos serem casados não os inibia nas demonstrações emocionais e físicas de amor um pelo outro. Esse relacionamento íntimo foi selado diante de Deus. Não era apenas um vínculo espiritual, tornou-se uma aliança para “Jônatas fez uma aliança com Davi, porque o amava como a sua própria alma” (1 Samuel 18: 3).
Jônatas foi um grande amigo de Davi, e o ajudou. Ele era filho de Ainoã e Saul (um rei desobediente a Deus que invejou Davi e tentou matá-lo). Seus irmãos se chamavam Merabe, Mical e Esbaal. A história deles está relatada na bíblia.
“Depois que Davi terminou de falar com Saul, Jônatas ficou profundamente impressionado com Davi. Um laço muito forte de amizade se desenvolveu entre eles. Jônatas se comprometeu totalmente com essa amizade com Davi e, desde então, passou a ser seu principal defensor e melhor amigo. ” (1 Samuel 18. 1).
E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei.” (1SM 20:41) “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais.”
Jónatas ou Jônatas (em hebraico: יְהוֹנָתָן / יוֹנָתָן) foi um filho do rei Saul e amigo de David. O significado de seu nome é “O que Javé deu” ou “o presente de Deus”.
Husai é uma forma abrevida do nome hebraico Hasabias. Este nome significa "Jeová, Deus tomou em conta". Era um leal amigo arquita do Rei Davi, que ajudou a frustrar a rebelião de Absalão.
Trata-se da amizade entre Davi e Jônatas. Davi, um pastor de ovelhas perseguido pelo rei que se sentia ameaçado em seu trono real; Jônatas, o filho primogênito do rei, que abriu mão da sua majestade para Davi, porque “o amava com toda a sua alma” (1 Sm 20, 16).
A amizade entre Jônatas e Davi traz uma luz sobre a vivência da amizade em nossa cultura atual, por vezes marcada pelo egoísmo e pela utilidade. Numa cultura do lucro e do individualismo exacerbado, até mesmo a amizade se torna negócio rentável.
Mas quanto à sua posição de cidadão, Saul era rei de Jônatas. E Jônatas via seu pai como rei, um rei abandonado por Deus pois este deixara de observar as ordenanças e preceitos de Deus. Por isso Jônatas tinha que se colocar entre a cruz e a espada, numa posição muito delicada.
Em comparação com o amor de Mical, também filha de Saul, o amor de Jônatas ultrapassava o amor de mulheres. Davi (e muito menos o texto bíblico) não está dizendo que ama Jônatas mais do que ama as mulheres. Davi está apenas percebendo que o amor que Jônatas demonstra por ele é maior do que o cuidado que ele vinha recebendo de mulheres.
Formou uma aliança com Davi pois identificava em Davi o temor de Deus mas ao mesmo tempo ele tinha que se equilibrar com muito cuidado, pois continuou morando na corte de seu pai e comendo na mesa real. Ele era o herdeiro de um trono, no entanto fizera uma aliança de sangue com um homem que em breve seria banido da sua pátria.
Como o desconforto pode se manifestar em um ambiente de trabalho?
Como se escreve o número 85 por extenso?
Qual é o objetivo dentro de uma empresa?
O que são as escusas absolutórias?
Quantas gramas tem uma barra de chocolate Neugebauer?
Quais as desvantagens das redes sociais?
Quais as características que identificam um profissional de enfermagem?
Como conseguir o comprovante de pagamento pelo app do Itaú?
O que é um choque circulatório?
O que é dar baixa em um boleto?
Qual a forma de transmissão do sarampo?
Qual o efeito colateral da medicação?