O surgimento dos primeiros cursos jurídicos no Brasil ocorreu em 1827 com a criação de duas faculdades de direito: uma em Olinda, que deu origem à Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e outra em São Paulo, que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
As primeiras faculdades brasileiras foram a Faculdade de Cirurgia da Bahia e a de Medicina, no Rio de Janeiro, ambas em 1808. Depois vieram as Faculdades de Direito em Olinda e São Paulo, em 1827. Em 1839 vieram a Faculdade de Farmácia e em 1876, a Escola de Minas, ambas em Olinda (MG).
A Faculdade de Direito de Olinda e a Faculdade de São Paulo foram as pioneiras a oferecere o curso em 1827. Durante a sessão, também foi lembrado o Dia do Advogado, comemorado em 11 de agosto.
Os diversos cursos existentes agruparam-se no interior dessas faculdades, e foram posteriormente reconhecidas pelo Governo Federal. A continuidade do funcionamento de todos os cursos é o caráter que dá à Universidade do Paraná a condição de mais antiga do país.
Faculdade de Direito de Olinda
A Faculdade de Direito de Olinda foi fundada em 11 de agosto de 1827 por lei do imperador Dom Pedro I.
11 de agosto de 1827 Assim sendo, em 11 de agosto de 1827, foi aprovada a lei (clique aqui) que criou os dois primeiros cursos jurídicos brasileiros. Mas se na teoria ambas as cidades, SP e Olinda, ganham mérito pelo vanguardismo na criação de um curso de Direito, na prática quem teria, enfim, iniciado primeiro suas atividades ?
A Universidade Antiga de Taxila foi, possivelmente, a primeira universidade do mundo — embora a própria ideia de universidade como a conhecemos hoje não existisse naquela época. Mas ela existiu por mais de 800 na região do Punjab, no atual Paquistão. Onde ela existia hoje há um sítio arqueológico de mesmo nome.
As melhores faculdades de Direito são aquelas autorizadas com nota máxima pelo MEC (Conceito 5). É importante destacar também que as disciplinas que fazem parte da matriz curricular têm alta carga teórica e exigem dos alunos muito estudo, grandes períodos de leitura e boa capacidade de concentração.
Fazer faculdade de Direito é o sonho de muitos estudantes. Não é à toa que o curso é muito procurado e a concorrência pelas vagas é alta. Além de muito tradicional, a graduação oferece excelentes oportunidades de atuação para quem se forma bacharel na área.
O profissional formado nesta área possui uma compreensão clara dos direitos e deveres dos cidadãos e defende os interesses de pessoas físicas ou jurídicas. A faculdade de Direito é uma das mais procuradas do Brasil, em processos seletivos como vestibulares, Sisu, ProUni e FIES.
De modo geral, estas são as principais disciplinas da faculdade de Direito: Abordagem Constitucional dos Direitos. Acidentes de Trabalho e Processos Previdenciários. Ciência Política e Teoria Geral do Estado. Crimes nas Leis Especiais. Crimes no Código Penal. Criminologia e Políticas Criminais.
Como regularizar o caixa tem 2021?
Como regularizar documento de buggy?
Como regularizar um loteamento irregular?
Como resolver folga na pinça de freio?
O que caracteriza uma fração algébrica?
O que fazer quando o Caixa Tem Pede para enviar documentos pelo WhatsApp?
Qual o alcance de um farol de milha?
Como pagar INSS retroativo de empregada doméstica?
Como amaciar toalhas de banho que já estão duras?
Como resolver problemas de fração algébrica?
Como saber a distância de um ponto para outro?
Qual o IPCA acumulado de 2020?
Tem como entrar na faculdade com o histórico escolar?
Como identificar a estrela Vega no céu?
Como construir um gráfico de velocidade em função do tempo?