O laicismo no ensino Nesse sentido, os pensadores iluministas propunham um tipo diferente de educação, que colocasse a razão e a capacidade de pensar como valores fundamentais. Logo, a racionalidade seria a grande luz a combater as trevas do obscurantismo da igreja católica (SCHMIDT, 1996).
Para o Iluminismo, todos os homens são igualmente dotados de uma luz natural que torna todos capazes de aprender. Pela educação, pela ciência e pela filosofia, os homens desenvolveriam sua capacidade mais fundamental, ou seja, eram instrumentos da consciência individual autônoma contra a ignorância.
A razão era, portanto, elemento central dos ideais iluministas, afinal, somente a racionalidade poderia validar o conhecimento. Eles acreditavam que a educação, a ciência e o conhecimento eram a chave para essa libertação.
Um dos aspectos marcantes do iluminismo,período muito rico em reflexões pedagógigas ,foi a política educacional focada no esfoço pra tonar a escola leiga e função do Estado. Essa posição foi definida pelo fracês La Chalotais no Ensino de educação nacional.
A principal influência iluminista pôde ser notada no processo de Inconfidência Mineira (1789) – um dos mais importantes movimentos sociais da história do Brasil. Esse movimento significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.
Os ideais iluministas giravam em torno da liberdade, do progresso e do homem. O movimento queria amenizar as desigualdades sociais e garantir os direitos naturais do indivíduo, como a liberdade, a propriedade, a vida e a defesa.
Principais características do Iluminismo A razão é considerada uma fonte legítima para o alcance de todo tipo de conhecimento; Faz-se imprescindível os questionamentos, investigações para fomentar o conhecimento da sociedade, política e economia;
Além disso, a economia não poderia sofrer a intervenção do Estado, pois teria formas naturais de se organizar e equilibrar. Ao mesmo tempo, o iluminismo influenciou as monarquias nacionais que viam com bons olhos os princípios racionalistas defendidos pelo iluminismo.
Nesse mesmo período surgiram proeminentes estudos no campo das ciências da natureza que também irão influenciar profundamente o pensamento iluminista. Entre outros estudos destacamos a obra do inglês Isaac Newton. Por meio de seus experimentos e observações, Newton conseguiu elaborar uma série de leis naturais que regiam o mundo material.
Os progressos científicos desenvolvidos no período do iluminismo permitiam que os homens tivessem acesso às informações desde o detalhamento da órbita dos planetas, bem como a descoberta da pressão atmosférica, além da circulação do sangue. A Astronomia foi uma área de grandes revelações científicas.
Qual a mistura de cores que dá azul?
Como por imagens da cloud no pc?
Quanto custa o metro em paris?
Quanto tempo demora o pulmão a se limpar do tabaco?
Quanto tempo dura quinoa na geladeira?
Como importar fotos de iphone a pc?
O que é musica erudita resumo?
O que significa sonhar com mar agitado?