Sua importância no cenário artístico do país é tamanha que foi considerada uma das maiores influências da MPB. Neta de escrava liberta, ela passou por diversos desafios como a luta abolicionista e o fato de ser mulher artista em meio à sociedade patriarcal do período regencial.
87 anos (1847–1935)
Chiquinha Gonzaga/Idade ao falecer
A primeira música carnavalesca que Chiquinha Gonzaga compôs, em 1899, foi a marcha-rancho Ó Abre Alas, considerada a primeira marchinha de carnaval da história, criada para embalar o desfile do cordão Rosa de Ouro, do bairro do Andaraí, na zona norte do Rio de Janeiro, onde ela morava.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, pianista e regente brasileira, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, combinando o popular com o erudito. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó Abre Alas". ... Chiquinha recebeu a mesma educação dada às crianças burguesas da época.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma pianista, maestrina e compositora carioca. Considerada uma das maiores influências da música popular brasileira, era neta de uma escrava liberta e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Compositor MaestroPianistaAtivista Chiquinha Gonzaga/Profissões
Seu pai era o militar José Basileu Neves Gonzaga e a mãe Rosa, filha de uma escrava. Foi educada para os ofícios do lar, ser uma dama da sociedade e aprendeu sozinha a tocar piano. ... A família não lhe deu apoio e Chiquinha voltava-se, cada vez mais, para a música, após perder a guarda dos filhos.
Chiquinha sentia-se oprimida pelo autoritarismo do marido, que não gostava que ela tocasse piano. Ela separou-se dele, o que era um escândalo na época. Depois, casou-se de novo e teve mais uma filha, mas separou-se novamente. Por desafiar os padrões familiares de seu tempo, foi bastante criticada.
Chiquinha Gonzaga foi uma pianista, maestrina e compositora carioca. Considerada uma das maiores influências da música popular brasileira, era neta de uma escrava liberta e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Chiquinha Gonzaga foi a primeira maestrina brasileira, e uma mulher a frente do seu tempo. Com um talento único para compôr e tocar piano, subverteu as convenções sociais de sua época tornando-se um dos nomes femininos mais respeitados da música brasileira.
Capas de publicações reunindo partituras de Chiquinha Gonzaga – Fonte: IMS. O grande sucesso com o choro foi “Atraente”, em 1877. Já em 1885, ela se lançou como maestrina com a peça “A Corte na Roça”.
Homenagens. A importância de Chiquinha Gonzaga para a música nacional foi reconhecida também por lei. A partir de 2012, na data do nascimento da artista, 17 de outubro, passou a ser comemorado o "Dia da Música Popular Brasileira".
A participação de Chiquinha Gonzaga no cenário artístico brasileiro foi fundamental para a definição da identidade musical do País no início do século XX. Entre as obras mais conhecidas de Chiquinha Gonzaga está a marcha carnavalesca " Ó Abre Alas ", composta em 1899.
O acervo de Chiquinha Gonzaga foi protegido pelo companheiro João Batista Gonzaga, mas há muitos trabalhos ainda inéditos. A organização do acervo está a cargo o Instituto Moreira Salles. " Ó Abre Alas " foi a primeira marchinha carnavalesca carioca. Até seu lançamento, em 1889, os cordões não seguiam uma música própria.
Quantas carteiras de cigarro vem em uma caixa?
Qual é a fonte de energia solar?
Como tirar carteira de trabalho pela primeira vez em Manaus?
Para que serve argamassa quartzolit AC3?
Como transformar 150 em horas?
Por que o Krystian do Now United saiu?
É verdade que Marina Ruy Barbosa se separou?
Quantas pessoas são cegas no mundo?
Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não *?
O que é a consciência lexical?
Quanto de açúcar posso comer por dia?
Como já dizia Fernando Pessoa?
Como funciona uma chave de impacto pneumática?